12/05/2017 14:03:00 » Autor: Fotos: Ricardo Cassiano
O prefeito Marcelo Crivella, acompanhado de sua mãe Éris Bezerra Crivella e da primeira-dama e coordenadora da Obra Social, Sylvia Jane Crivella, participou, nesta sexta-feira (12/05), da comemoração do Dia das Mães para servidoras municipais no Centro Administrativo São Sebastião (CASS). A festa contou com uma série de atividades e serviços voltados à saúde e à beleza.
- O Rio precisa entender que a figura da mãe é fundamental para perspectiva de progresso e paz. Por isso é tão importante prestar uma homenagem às mães - disse Crivella, que, então, cantou a música ‘Mãe querida', de sua autoria, emocionando as mães servidoras, que subiram ao palco com os seus filhos para cantar outras canções junto com o prefeito.
Durante o evento, a primeira-dama lançou a campanha "Doe um agasalho", como parte do projeto "Transformando Meu Quadrado". Até o dia 15 de junho, os servidores poderão colaborar com roupas de frio e cobertores, que serão deixados em um ponto de coleta na sede da prefeitura.
- Como mãe sei que criar filhos é um desafio, mas também uma missão sublime muito importante para o futuro próspero - ressaltou Sylvia Jane, que fez a primeira doação de alguns casacos para a campanha.
Representando as mães da Rede de Economia Solidária da Maré, que participa do Circuito Rio Ecosol, a secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho, deu de presente roupas fabricada por elas para mãe do prefeito e para primeira-dama. Também prestigiaram o evento as secretárias municipais de Fazenda, Maria Eduarda Gouvêa Berto, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Bergher, e a subsecretária de Esporte e Lazer, Patrícia Amorim.
Durante a comemoração, também foi apresentado o questionário "Cuidando de quem cuida", que pretende traçar um perfil de saúde do funcionalismo. Com base nos resultados, será elaborado um plano de incentivo à adoção de práticas saudáveis.
As servidoras participaram de uma apresentação de dança com os filhos que são alunos da Creche Institucional Paulo Niemeyer, que funciona no CASS. Elas também receberam orientações sobre a prática de atividade física regular e também sobre como é possível controlar o estresse.
Na prefeitura há 18 anos, Denise Correia de Oliveira, de 46 anos, trabalha no Instituto de Previdência e Assistência do Município (Previ-Rio) há quatro. Acompanhada da pequena Luize Christine, de cinco anos, a mamãe coruja 'babou' com a desenvoltura da filha no palco, durante apresentação com os amiguinhos da creche:
- Poder estar com minha filha hoje é uma alegria. Além disso, é uma honra e um privilégio para as servidoras receberem essa atenção da prefeitura. Poder participar de um evento como esse nos dá a certeza de que o nosso trabalho vale muito à pena.
Servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Paula de Oliveira, de 43 anos, não estava com a filha Yasmim, de 11 anos, mas não parou um só instante de falar na menina e de mostrar seu orgulho por ela. Ela também destacou a importância de eventos como o desta sexta-feira para a autoestima das servidoras:
- Acho que deveria existir também o Dia dos Filhos, para que pudéssemos corujá-los ainda mais. Filho é tudo de bom. Posso não estar com minha filha hoje, mas, como servidora, receber esse carinho do poder público, em um momento de crise, é um estímulo. O governo está nos mostrando que, independente do que aconteça, sempre nos dará seu apoio.
Houve ainda sorteio de brindes, massagem e auriculoterapia (técnica alternativa de diagnóstico e tratamento de doenças baseada na orelha), além da distribuição de sementes de hortaliças e temperos. A Cultura distribuiu mensagens em homenagens às mães e divulgou o programa troca-troca de livros. A Saúde, além do questionário, ofereceu para quem deseja parar de fumar, o teste que mede o grau de dependência da nicotina.
O Dia das Mães na sede da prefeitura foi encerrado com a apresentação do grupo Chegando de Surpresa, da Comlurb.