Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Escola Daniel Piza desenha seu muro de paz

19/04/2017 18:11:00


Os mais de 700 alunos começam a retomar, aos poucos, à Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, em Acari. Até quinta-feira (20/04), professores da escola, voluntários de diversas entidades e artistas populares realizam uma programação especial de múltiplas oficinas integradas, algumas adaptadas ao currículo escolar. O muro da quadra do colégio, onde Maria Eduarda treinava, ganhou o grafite de uma jovem com asas de anjo. No começo do mês, as escolas municipal deram início à campanha "Aqui é um lugar de paz", com o objetivo de mobilizar estudantes, responsáveis, dirigentes, professores e profissionais que atuam nas unidades da Rede Municipal de Ensino, além das 22 Vilas Olímpicas do Rio. 

 

Na segunda-feira, primeiro dia da ação, cerca de 100 alunos participaram de variadas oficinas, como as de contação de histórias e de audiovisual. O muro começou a ser pintado de um azul bem clarinho, simbolizando o céu para então ao longo da semana ser grafitado a menina com asas, desenho confeccionado por Guilherme Júnior, professor de arte na Escola Municipal Orestes Barbosa, em Vila Kennedy, logo após a morte da jovem.

 

- É uma forma de protesto e homenagem - afirmou uma das integrantes do coletivo Amo Crew Afro Mulheres de Opinião, Carla Felizardo, que ajudou a grafitar o desenho.

 

Já o muro externo será pintado de branco e azul, simbolizando a paz desejada. A ideia é apagar as marcas dos mais de 20 tiros desferidos em direção à escola. Quatro deles matou a Maria Eduarda.

 

- Queremos passar uma imagem de paz - resumiu o diretor da escola, Luiz Menezes, acrescentando que na segunda-feira, além da pintura e do grafite, houve atividades de música, dança, roda de conversa e de história.

 

Após sua pintura por grafiteiros, o muro, nesta quarta-feira, foi enfeitado com pneus e plantas. O diretor do Museu do Grafite, Carlos André, que é morador da comunidade, deu uma aula em vídeo de uma oficina de reciclagem e compostagem. Buscou ensinar, através dela, como fazer o processo de reciclagem dos pneus que agora compõem o novo desenho do muro de entrada da escola.

 

A coordenadora pedagógica da unidade, Claudielli Pavão, contou que as crianças estão retornando aos poucos à escola, participando dessas atividades lúdicas e das oficinas:

 

- Muitos estão vindo ainda bem apreensivos, mas as coisas estão voltando ao normal, tudo no seu tempo.




Serviços Serviços