Previsão é de que a demolição dos imóveis esteja terminada em 10 dias
13/04/2010 16:16:00
O programa de demolições em áreas de risco máximo realizado pelo Grupamento de Operações Especiais (GOE), da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, deve completar em 10 dias o trabalho no Morro do Urubu, em Pilares. Ao todo, 250 famílias terão que deixar as casas, já interditadas pela Defesa Civil.
A iniciativa, envolvendo oito comunidades do Rio, teve inicio ontem, dia 12. Somente em Pilares a operação envolve 70 funcionários do GOE.
As famílias do Morro do Urubu vão receber R$ 400 de Aluguel Social (pago pela Secretaria Municipal de Habitação) até que sejam reassentadas num empreendimento no bairro de Realengo, na Zona Oeste, do Programa Minha Casa, Minha Vida. As áreas nessa localidade onde ocorrem as demolições passarão por obras de contenção de encostas e serão reflorestadas.
O secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, que esteve ontem no Morro do Urubu para vistoriar os trabalhos, comemorou o bom entendimento da Prefeitura com a população local.
- Mesmo sensibilizados num momento difícil como este, os moradores entenderam a necessidade de sair imediatamente das áreas de risco máximo. A maioria está sendo abrigada por vizinhos e familiares. Mas há também a opção de abrigos oferecidos pela Prefeitura -, disse.