Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Biblioteca do IPP oferece acervo variado sobre o Rio de Janeiro

10/02/2017 10:02:00


O Instituto Pereira Passos (IPP) é conhecido por oferecer um dos maiores acervos de mapas e dados estatísticos do Rio de Janeiro, disponíveis no Armazém de Dados. Parte deste material pode ser acessado presencialmente na biblioteca do IPP. O espaço, que fica na Rua Gago Coutinho, em Laranjeiras, é uma oportunidade para pesquisadores e estudantes interessados em conhecer mais sobre a história da cidade.

 

Na biblioteca do IPP, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, é possível encontrar livros de arquitetura, urbanismo, história da cidade, gestão pública, geografia, meio ambiente, estatísticas, habitação popular, loteamentos, indicadores sociais, saneamento e transportes, entre outros.

 

Em 2014, outros temas passaram a fazer parte do acervo como a cartografia e a inclusão social. Hoje, o espaço oferece projetos, como o "Porto Maravilha", o "Rio Cidade" e "Favela Bairro", anuários e revistas de várias secretarias municipais, como a Radis e a Plurale.

 

As publicações mais requisitadas são "Evolução Urbana" de Maurício de Abreu, que discorre sobre o processo de construção do espaço metropolitano carioca e o projeto "Porto Maravilha", que aborda a adaptação das zonas portuárias às novas demandas econômicas e funcionais, como o Port Vell em Barcelona, o Puerto Madero, em Buenos Aires, e o Porto do Rio.

 

Entre os títulos mais recentes estão "A invasão francesa do Brasil", de André Luis Mansur, o Programa das Nações Unidas para assentamentos
humanos da ONU-Habitat, a obra "Slum upgrading role for housing policy and governance transformations" do Hector Miranda e "Rio de Janeiro candidate to host the XXVIII Olympic games in 2004", do Rio de Janeiro Bid Committee. As séries "Cadernos técnicos Morar Carioca" e "Favela como oportunidade: plano desenvolvimento de favelas para a sua inclusão socioeconômica", ligados à área de habitação popular, também fazem parte do acervo recente da biblioteca.

 

Os visitantes ainda contam com um terminal de consulta informatizado, que permite o acesso à internet e um aprofundamento da pesquisa.

 

Inaugurada em 1982, a biblioteca do IPP recebe cerca de quarenta visitantes por mês. Nos anos de 2015 e 2016, foram aproximadamente cem publicações novas recebidas na biblioteca, que adota o Biblivre como sistema de registro.

 

A biblioteca do IPP fica na Rua Gago Coutinho, 52.




Serviços Serviços