08/02/2017 11:04:00
Com uma tradição que já conta 16 anos no bairro Engenho de Dentro, o coletivo do bloco Loucura Suburbana – composto por pacientes e familiares do Instituto Municipal Nise da Silveira – se reúne nesta quinta-feira (09/02)para a escolha do samba deste ano. O enredo escolhido para animar os foliões é a celebração dos 30 anos da luta antimanicomial, abordando a importância da cultura na transformação da saúde mental e seus avanços. O tema faz também um alerta: é preciso resistir às ameaças de retrocesso.
A apresentação dos sambas concorrentes começa às 16 horas, na quadra Só na Bola, que fica na Rua Dois de Fevereiro, 1105, no Encantado. As composições foram inscritas até o início do mês e ensaiadas nas oficinas livres de música e percussão do Ponto de Cultura Loucura Suburbana, sob as batutas dos mestres Abel e Fernando. Com a definição do samba, os ensaios da bateria vão se intensificar, toda terça e quinta-feira, a partir das 14 horas.
Os trabalhos nas oficinas de arte do barracão e do ateliê de alegorias do bloco também seguem a todo o vapor. O barracão está aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, para a escolha e reserva de fantasias. E no ateliê de adereços ainda podem ser confeccionados estandartes e outras alegorias. Todo o material é preparado como atividade terapêutica por pacientes e moradores da região, que também podem participar das oficinas.
O desfile do Loucura Suburbana acontece tradicionalmente na quinta-feira anterior ao carnaval, este ano, dia 23 de fevereiro.