Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

Prefeito participa de Mutirão de Reflorestamento em Bangu

03/01/2017 15:07:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Luciola Villela


O prefeito Marcelo Crivella participou, na manhã desta terça-feira (03/01), do programa Mutirão de Reflorestamento, em Bangu, na Zona Oeste, bairro conhecido por registrar as mais altas temperaturas da cidade. Acompanhado de sua família e de secretários municipais, Crivella plantou uma muda de pau-brasil no Rio da Prata, ao pé da serra de Bangu, no Maciço da Pedra Branca. Na ocasião, foram plantadas 40 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

 

Para Crivella, ações como de doar sangue e a de plantar mudas são exemplos simples de atividades, sem onerar o orçamento da prefeitura, que ajudam bastante a população:

 

- Temos um grande patrimônio econômico e podemos aproveitar isso. Bangu é uma área muito quente, sem vegetação. Essa floresta vai ajudar muito. É muito importante conscientizar o nosso povo que é preciso cuidar da natureza.

 

No plantio de hoje foram utilizadas mudas produzidas nos cinco viveiros florestais do município: Fazenda Modelo, Campo Grande, Grumari, Parque Vila Isabel e Horto Rizzini que, junto, têm uma produção superior a um milhão de mudas por ano. Além do pau-brasil, também foram plantadas as espécies mais representativas da Mata Atlântica carioca, cumprindo um papel ambiental e educativo, como sibipiruna, guapuruvu, ipê-amarelo, ipê-roxo, sapucaia, pau-ferro, jequitibá e jatobá.

 

Moradora da região há 26 anos, a dona de casa Tânia Silveira, de 47 anos, aprovou a iniciativa da plantação de mudas no local:

 

- Sem sombra de dúvidas é uma atitude maravilhosa no bairro mais quente da cidade. Utilizamos essa área da serra como lazer nos finais de semana e merecia a devida atenção.

 

O trabalho de recuperação da mata nativa é realizado pelo Programa Mutirão de Reflorestamento, da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, que conta com a participação de moradores que recebem da Prefeitura do Rio toda a estrutura técnica e operacional e uma ajuda de custo pelo trabalho. Essa iniciativa municipal contribui com a melhoria da qualidade de vida da população carioca.

 

- O mutirão de reflorestamento será ampliado, garantindo um ganho ambiental inestimável não só para nós, mas principalmente para as gerações futuras. Vou estimular a educação ambiental como forma de melhorar a qualidade de vida dos cariocas e preservar o futuro da Cidade Maravilhosa. Pequenos gestos, como a simples plantação de uma muda, teremos uma cidade com mais qualidade de vida – disse o secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente, Rubens Teixeira da Silva.




Serviços Serviços