Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Alunos do município recebem certificados de inglês da Universidade de Cambridge

07/12/2016 13:22:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Ricardo Cassiano


A Secretaria Municipal de Educação (SME) entregou, na manhã desta quarta-feira (07/12), o certificado de proficiência em inglês da Universidade de Cambridge, da Inglaterra, a 54 alunos da Rede de Ensino do Rio. Ao todo, 1.363 alunos do 5º e 6º anos, de 18 unidades escolares, foram avaliados pela universidade por meio de uma prova oral e escrita, com objetivo de identificar seus níveis na língua inglesa. Com o evento deste ano, 3.747 estudantes foram certificados desde o início da premiação, em 2014.

 

Em cerimônia no Clube da Aeronáutica, no Centro, a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, destacou a participação dos responsáveis dos alunos na trajetória escolar para garantir um futuro de sucesso:

 

- Todas as pesquisas de educação apontam que quanto mais a comunidade e os responsáveis estiverem envolvidos com a escola, muito melhor é a formação dos alunos. É um motivo de muito orgulho celebrar essa parceria que há anos nos ajuda a formar gente do bem.

 

A participação dos estudantes da Rede Municipal na tradicional avaliação de Cambridge é uma das ações do programa "Rio, Criança Global", que tem o objetivo de universalizar e intensificar o ensino de Inglês nas unidades escolares da cidade.

 

O responsável da Universidade de Cambridge, Graene Harrison, disse estar muito orgulhoso de ver crianças e adolescentes aproveitando esta oportunidade de aprender a língua inglesa:

 

- É muito gratificante termos tantas pessoas aprendendo o inglês, que é uma língua importante para o futuro de vocês que são jovens. O inglês abre portas, permite conhecer novas pessoas e viabiliza viagens incríveis. É a língua da tecnologia, da ciência e da informática.

 

Criado em 2009, pela Secretaria Municipal de Educação, o programa "Rio, Criança Global", tem como objetivo intensificar e estender o ensino de inglês nas escolas do Município do Rio. Os alunos do 1º ao 3º ano têm uma aula semanal do idioma, enquanto os estudantes do 4º ao 9º ano têm dois tempos semanais de inglês, com ênfase na conversação. Atualmente, o programa beneficia mais de 500 mil alunos.

 

O estudante do 6º ano, do Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Félix Mieli Venerando, no Caju, Vinícius Rodrigues, de 11 anos, foi um dos contemplados com o certificado da Universidade de Cambridge. Para ele, estudar a língua inglesa é fundamental para atrair oportunidades:

 

- Eu adoro inglês e desde o 4º ano tenho contato com o idioma na escola. No GEO, estudo inglês diariamente. Tenho certeza que essa língua estrangeira vai me ajudar a ter um futuro de sucesso. Estou muito feliz em receber esse certificado de inglês, que é uma língua universal.

 

Quem comemorou muito esse momento especial na vida do filho Vinícius foi o pai dele, o operador de caixa de supermercado, João de Souza, de 46 anos.

 

- Estou muito orgulhoso dele. Sempre digo para ele estudar muito e se dedicar. Com uma boa formação ele chegará a lugares importantes na carreira profissional. O maior bem que posso dar e deixar sempre para ele é a educação – disse João.

 

Assim como Vinícius, outros alunos também não escondiam a felicidade em conquistar um diploma da Universidade de Cambridge, como a aluna do 6º ano, do GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, Aimeês de Oliveira, de 12 anos.

 

- Minha experiência com o inglês foi incrível e única. Hoje em dia é muito importante para qualquer pessoa saber uma língua estrangeira como o inglês. Em qualquer lugar do mundo que você vá sempre terá alguém falando inglês. O incentivo que tivemos da Universidade de Cambridge foi fundamental para chegarmos ao dia de hoje, que já está marcado na minha vida – comemorou Aimeês.

 

A Secretaria Municipal de Educação implantou, em 2013, em quatro escolas, o ensino bilíngue em Língua Inglesa, e na Escola Municipal Holanda, na Ilha do Governador, o ensino bilíngue em Espanhol, com objetivo de introduzir metodologia e práticas de ensino em duas línguas desde a Educação Infantil até o 6º ano. Em 2015, a SME ampliou o projeto para outras escolas que também passaram a oferecer ensino bilíngue em Língua Inglesa. Atualmente, dez escolas oferecem o ensino bilíngue em inglês, beneficiando 4.500 estudantes.

 

As unidades com ensino bilíngue estão localizadas no Complexo do Alemão (Escola Municipal Professor Afonso Várzea), Pavuna (CIEP Glauber Rocha), Jacarepaguá (Escola Municipal Dyla Sylvia de Sá), Campo Grande (CIEP Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda), Ilha do Governador (Escola Municipal Holanda), Humaitá (Ciep Presidente Agostinho Neto), São Cristóvão (Escola Municipal Mestre Waldomiro), Padre Miguel (Escola Municipal Mestre André), Marechal Hermes (CIEP Augusto Pinheiro de Carvalho) e em Santa Cruz (Escola Municipal Professora Zulmira Telles da Costa).

 

Os alunos que não participaram da cerimônia de entrega dos certificados receberão seus certificados posteriormente. O encontro de hoje foi acompanhado por professores, diretores e familiares dos alunos.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços