Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Cúpula C40: Eduardo Paes passa cargo de presidente do grupo à prefeita de Paris

01/12/2016 14:53:00  » Autor: Fotos: J.P. Engelbrecht


Após três anos na liderança do grupo C40 de grandes cidades globais que promovem políticas para enfrentar as mudanças climáticas, o prefeito Eduardo Paes passou oficialmente o cargo de presidente para a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, eleita em agosto. Paes concluiu seu mandato deixando importantes legados, como a criação do fundo de financiamento para ações climáticas e a expansão da rede de 63 para 90 municípios, sendo 20 no Hemisfério Sul.

 

A cerimônia de troca do cargo foi realizada durante a quarta edição da Cúpula de Prefeitos do C40, na Cidade do México. No seu discurso, Paes destacou a importância das cidades na luta pela redução dos impactos das mudanças climáticas. 

 

- O maior desafio do nosso tempo é um desafio de cooperação. Nos últimos três anos, o C40 cresceu em tamanho, influência e perfil. Neste tempo, também dobrou de orçamento e integrou novas lideranças, de diferentes localidades, onde o futuro está sendo construído. Um novo modelo de governança também surge, no qual as cidades têm um papel importante no cenário mundial. Por isso, mais do que nunca, precisamos intensificar nossa capacidade para enfrentar as mudanças climáticas. É nossa responsabilidade e nosso dever agir e trabalhar para um futuro mais seguro para todos nós - disse o prefeito.

 

O evento que acontece a cada dois anos reuniu mais de 50 prefeitos e líderes mundiais comprometidos com ações voltadas às mudanças globais, entre empresários, parlamentares, representantes de ONGs e especialistas. 

 

Ao passar o cargo para Hidalgo, Paes ressaltou os próximos desafios e destacou a escolha da prefeita de Paris para a liderança do C40:

 

- A prefeita Hidalgo terá a missão de assegurar que as cidades do C40 cumpram a promessa estabelecida na COP 21, em Paris. Devemos acelerar o nosso trabalho. Reduzir as emissões não é suficiente. Precisamos preparar as nossas cidades para minimizarem as consequências das alterações climáticas. Construir resiliência é vital para superar esta ameaça real. A sociedade civil e o setor empresarial devem se unir para fomentar, juntos, um mundo resiliente e de baixo carbono. A revolução digital também ajuda a alcançar as pessoas e dirigir nossas ações. Estou confiante que a prefeita Hidalgo continuará a cumprir nossa missão. Sua visão e liderança ousada são uma inspiração. Não há melhor líder para comandar estas ações. Paris é a cidade perfeita para liderar o C40. 

 

Assim como o prefeito Eduardo Paes, Hidalgo também destacou a urgência por ações praticas.

 

- As cidades e os cidadãos têm papel fundamental nos desafios das mudanças climáticas. Tenho a convicção de que elas têm capacidade para enfrentar estes desafios que são planetários. Não temos tempo para esperar, temos que adotar as ações de forma imediata. E as cidades têm apresentado soluções concretas. A prioridade agora é implementar o acordo de Paris - afirmou a nova presidente do C40.

 

Durante o primeiro dia de debates, Eduardo Paes participou de diversas seções e painéis com prefeitos e especialistas de todo o mundo para compartilhar casos de sucesso, trocar ideias inovadoras e propor novas soluções para cumprir o Acordo de Paris, assinado na COP21, em dezembro de 2015, na França.

 

A quarta edição do seminário revelou que, em apenas uma década, as grandes cidades do mundo precisarão reduzir emissões de gás carbônico de mais de 5 toneladas per capita para 2,9 toneladas anuais. Até 2020, as cidades do C40, que representam mais de 600 milhões de pessoas, têm o potencial de reduzir as emissões em 645 mil toneladas.

 

 

Prefeito Eduardo Paes entrega prêmios no C40 Awards

 

Ainda nesta quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes participa do quarto C40 Awards - prêmio entregue a dez cidades globais em reconhecimento à liderança no combate às alterações climáticas em setores estratégicos. Nesta edição, o grupo C40 recebeu mais de 160 candidaturas. Ao todo, foram 35 finalistas. No primeiro ano da premiação, em 2012, foram escolhidos 10 vencedores de um total de 37 candidatos. Pela primeira vez, mais cidades da Ásia do que da Europa concorreram.

 

 

 Sobre o Grupo C40 de Grandes Cidades pela Liderança Climática (C40)

Em 11 anos de existência, o C40 conecta as maiores cidades do mundo, representando mais de 600 milhões de pessoas e um quarto da economia global. Criado e liderado por cidades, o C40 foca na luta contra as alterações climáticas e em ações urbanas que reduzem as emissões de gases do efeito estufa e riscos climáticos, aumentando simultaneamente as oportunidades de saúde, bem-estar e econômicas dos cidadãos. 

 

 

Para saber mais sobre o trabalho do C40 e nossas cidades, visite o site, Twitter @c40cities, Instagram @c40cities , ou Facebook.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços