Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

​Prefeitura inaugura Escola do Amanhã na Rocinha

17/11/2016 13:12:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha/Fotos: Paula Johas e Erbs Jr.


A Prefeitura do Rio inaugurou, na manhã desta quinta-feira (17/11), a Escola Municipal Primário Luiz Paulo Horta, na Rocinha. A unidade atenderá 225 crianças do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental em turno único, das 7h30 às 14h30.

 


- Inaugurar escola é ampliar as possibilidades dos alunos e da comunidade, pois aqui começa a formação da cidadania, dos valores e do conhecimento. Essa escola vai funcionar em turno único para os alunos que vêm da alfabetização, que terão um espaço e professores de muita qualidade – disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 

A escola foi construída no pátio do Ciep Bento Rubião, que estava inutilizado para fins educativos. A partir do ano que vem, a unidade receberá alunos remanejados do Ciep e da Escola Municipal Francisco de Paula Brito, além de novos estudantes.

 

Aluna do 1º ano no Ciep Bento Rubião, Ana Clara dos Santos vai estudar na nova Escola do Amanhã e disse estar muito feliz com a mudança:

 

- Nunca imaginei uma escola como essa aqui , é muito bonita. Ano que vem estarei no 2º ano e vou estudar aqui o dia todo. Vou aprender muito mais e fazer novos amigos também.

 

A unidade integra o modelo de construção do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, que homenageia o ex-governador do Rio. De 1983 a 1987 e entre 1991 e 1994, Leonel de Moura Brizola construiu 515 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em todo o estado. Destes, 101 foram na cidade do Rio, sob a administração da prefeitura.

 

As Fábricas de Escolas do Amanhã estão instaladas em pontos estratégicos das zonas Norte e Oeste da cidade, na Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu e Sepetiba. A localização facilita a logística de transporte e estocagem de material para as construções das unidades, que têm como base preceitos de segurança, sustentabilidade e climatização.


Desde 2009, a Prefeitura do Rio inaugurou ou reformou na 2ª Coordenadoria Regional de Educação - que administra as unidades de educação da Zona Sul e da Grande Tijuca - oito Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e três escolas, já contando com a entrega de hoje. Até dezembro, 119 unidades escolares terão sido entregues somente este ano na cidade, sendo 110 pelo programa Fábrica de Escolas. Ao longo dos oitos anos da atual administração, mais de 300 escolas terão sido construídas, garantindo que no próximo ano 35% dos alunos da rede municipal de ensino estudem em turno de sete horas.

 

Essa escola é uma homenagem da Prefeitura do Rio ao jornalista, crítico musical e membro da Academia Brasileira de Letras, Luiz Paulo Horta, falecido em 2013.
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços