04/11/2016 14:05:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Paula Johas
A Prefeitura do Rio entregou, na manhã desta sexta-feira (04/11), 280 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, na Zona Norte da cidade. Localizados em Tomás Coelho e na Pavuna, os dois condomínios (de 140 unidades cada) são destinados ao reassentamento de famílias retiradas de áreas de risco, com renda de até R$1.800 mensais. Por meio de acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), muitos dos novos proprietários vão ganhar ainda móveis e eletrodomésticos utilizados na Vila dos Atletas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
O secretário municipal de Habitação e Cidadania, Paulo Novaes, explicou que será realizado um trabalho social para orientar os moradores sobre ligações de água e luz, entre outras dicas necessárias para a convivência em condomínio:
- É uma alegria entregar o sonho de tanta gente e ver a felicidade nos olhos de cada um. Após a entrega das chaves, eles serão orientados sobre diversas questões para que a mudança aconteça em um clima de paz e de segurança.
A Prefeitura do Rio foi a primeira instituição governamental do país a assinar, em 2009, o contrato de adesão ao programa e é a campeã no país na produção de moradias para baixa renda, faixa que concentra a maior parte do déficit habitacional brasileiro. O município contabiliza, atualmente, 80.404 unidades contratadas (entregues ou em construção) do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Todos os imóveis entregues possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Eles estão localizados em condomínios fechados com redes de água, luz e gás instaladas, equipados com guaritas, área de lazer, quadra poliesportiva, playground, centro comunitário e horta.
A faxineira Gerlane Sirilo, 30 anos, comemorou a tão sonhada casa própria ao lado do filho Fernando, de 9 anos.
- Faltam palavras para expressar a minha felicidade no dia de hoje. Vou sair do meu barraco de madeira, localizado em área de risco por ser próximo de uma pedreira, para um lugar digno. Em dias de chuva como hoje fico sempre preocupada com deslizamento e com meu barraco, sempre entra água. Essa mudança será maravilhosa! - disse Gerlane, interrompida pelo menino:
- Aqui vou ter área de lazer e segurança, um quarto só para mim e uma casa onde não precisarei mais me preocupar se faz sol ou chuva do lado de fora. Sem contar o campo de futebol, onde vou poder jogar bola com os amigos.
Quem também não escondeu a alegria de ganhar a chave do apartamento na Pavuna foi a dona de casa Miriam Lopes, 21 anos, que vai morar com os pais, o sobrinho, a irmã e o cunhado:
- Só vivendo para acreditarmos que isso realmente acontece. Vamos sair de um local perigoso em todos os sentidos para uma área calma e cheia de opções de lazer como essa. Nossa família está muito feliz e realizada.
O Programa Minha Casa, Minha Vida é uma parceria entre a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e a Secretaria Municipal de Habitação e Cidadania (SMHC). As unidades entregues hoje foram nomeadas de Condomínio Italia D' Incau, em Tomás Coelho (Rua Itália D'Incau, s/nº), e Condomínio Tom Jobim II, na Pavuna (Rua Ari Vilar, 455).