20/09/2016 12:08:00
A Prefeitura do Rio entregou, nesta segunda-feira (19/09), a reforma do Centro Municipal de Saúde (CMS) Marcolino Candau, na Cidade Nova. A unidade, que atualmente atende aproximadamente 15 mil pessoas, sendo 10 mil pela Estratégia Saúde da Família, recebeu uma série de melhorias de infraestrutura.
Entre as benfeitorias estão adaptações para garantir a acessibilidade, a instalação de barras de segurança nas escadas, pintura, adequação das salas e consultórios do 2º andar, construção da nova central de material de esterilização, além de dois novos banheiros e nova sala da direção. A unidade também ganhou novo mobiliário, aparelhos de ar condicionado nas áreas de acolhimento e espera, além dos corredores do 1º andar e de todo o 2º andar.
A unidade conta hoje com três equipes de saúde da família e oferece atendimento de especialidades médicas como ginecologia, pediatria, dermatologia, infectologia, clínica médica, fonoaudiologia, psicologia, pediatria e homeopatia, entre outras. Por mês são realizados cerca de 14,5 mil procedimentos e 3,1 mil consultas médicas.
O CMS Marcolino Candau faz parte da área da Coordenação de Atenção Primária 1.0 (Centro), que conta atualmente com 61,7% de cobertura da Estratégia Saúde da Família. São 23 unidades de saúde na região, sendo cinco clínicas da família, oito centros municipais de saúde, uma policlínica, dois centros de saúde escola (CSE), uma unidade integrada de saúde (UIS), dois hospitais, uma coordenação de emergência regional (CER), duas maternidades e um instituto de medicina veterinária.