09/09/2016 14:57:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha/Fotos: Ricardo Cassiano
A Prefeitura do Rio entregou, nesta sexta-feira (09/09), mais duas Escolas do Amanhã na Zona Oeste da cidade, que beneficiarão 1.140 alunos em horário integral. As duas novas unidades de educação levam os nomes de dois atletas brasileiros, que ganharam medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Escola Municipal Ginásio Medalhista Olímpica Mayra Aguiar da Silva (medalha de bronze no judô, categoria meio-pesado), em Inhoaíba, atenderá 840 alunos, do 7º ao 9º ano. Já o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Ágatha Bednarczuk Rippel (medalha de prata no vôlei de praia), em Curicica, tem capacidade para atender 300 crianças, da creche á pré-escola, de seis meses a cinco anos e 11 meses.
- Ter o nome de atletas olímpicos nessas escolas vai servir de inspiração para os nossos alunos, que ficarão sete horas nessas unidades com mais aulas de Português, Educação Física, Matemática e Ciências. A junção de educação e esporte estimula profundamente crianças e jovens – disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.
A ideia de homenagear os medalhistas do Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 tem como objetivo reconhecer o esforço e a superação dos atletas brasileiros, além de incentivar as novas gerações. Pelo decreto nº 42077, do dia 3 de agosto, as novas Escolas Municipais, Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e Clínicas da Família a serem entregues à população carioca ainda no exercício de 2016 levarão, excepcionalmente, nomes de atletas brasileiros medalhistas naquelas duas competições.
Presente na abertura da escola que leva o seu nome, a judoca Mayra Aguiar estava emocionada com a homenagem e deu um recado para os alunos alcançarem sucesso na vida:
- Nunca esperava ter uma escola com o meu nome e é uma honra estar aqui e conhecer esse espaço que é muito bacana. Não tenho palavras para agradecer a cidade do Rio de Janeiro. Espero que a educação traga humanidade e conhecimento aos alunos. Também espero que os alunos se dediquem, estudem e sejam brasileiros especiais para colocar o Brasil para frente. Para ter um futuro brilhante é preciso dedicação e comprometimento. E isso a gente acha no esporte e na vida.
Localizada na Rua Frei Timóteo, em Inhoaíba, a Escola Ginásio Mayra Aguiar da Silva possui sala de leitura equipada com computadores, sala de apresentações, laboratório de ciências, quadra coberta e salas de aula, além da acessibilidade, que conta com elevador e rampa, piso tátil e informações em braile nos corrimãos das rampas, nas portas das salas e dos banheiros.
Moradora de Inhoaíba há apenas três meses, a dona de casa Rosieli de Souza, 33 anos, disse que a Escola Municipal Ginásio Medalhista Olímpica Mayra Aguiar da Silva onde a filha Maria Clara, de 14 anos, cursa o 8º ano, é a extensão da casa delas:
- Ter uma escola como essa perto da minha casa me deixa bastante confiante com o futuro dela. Tem um laboratório de Ciências incrível, muito melhor do que várias escolas particulares. Vejo que os alunos vêm motivados para a escola porque eles têm professores assim também. Já sinto que minha filha faz parte da história dessa escola. Sentimos que estamos em casa aqui.
Já o EDI Ágatha Bednarczuk Rippel, que fica na Rua Professor João Lobo, em Curicica, conta com sala de atividades, berçários, sala multiuso, biblioteca, refeitório, banheiro para pessoas com deficiência, lavanderia, lactário, solário, parquinho e estacionamento. O espaço foi criado para proporcionar aprendizagem e desenvolvimento, com materiais e livros apropriados para cada faixa etária, além de contarem com educadores especializados, sendo um deles professor de Educação Infantil.
O agente de suporte de uma empresa telefônica, Fábio Barreto, 30 anos, destacou os benefícios de ter o filho Vitor Hugo, de 3 anos, estudando pela primeira vez:
- O espaço está a apenas 50 metros da minha casa, é muito bom e ainda tem horário integral. Para mim e minha esposa que trabalhamos o dia todo é muito compensador.
As duas unidades escolares foram construídas pela Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, em que o projeto tem como base preceitos construtivos de modularidade, racionalidade, pré-fabricação, segurança, sustentabilidade, ergonomia, economia, conforto térmico, acústico e eficiência energética, com emprego de materiais sustentáveis.
Além de homenagear a judoca Mayra Aguiar e a jogadora de vôlei de praia Ágatha Bednarczuk, a Prefeitura do Rio já eternizou os nomes de outros atletas medalhistas olímpicos em outras novas escolas: o atirador esportivo Felipe Almeida Wu; o atleta especializado em salto com vara Thiago Braz da Silva; o boxeador Robson Donato Conceição; os canoístas Erlon de Souza Silva e Isaquias Queiroz; os ginastas Diego Matias Hypólito e Arthur Nory Oyakawa Mariano; a jogadora de vôlei de praia Bárbara Seixas de Freitas; os judocas Rafael Carlos da Silva e Rafaela Lopes Silva; e a maratonista aquática Poliana Okimoto.
Imagens relacionadas:
