Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

GEO avança no Ideb e busca o tricampeonato no Intercolegial

09/09/2016 11:40:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: Beth Santos


Bicampeão do Intercolegial 2014/2015, o Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Juan Antonio Saramanch, em Santa Teresa, estava em festa com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2015, divulgado na quinta-feira (08/09). A um passo de se tornar a primeira unidade pública de ensino tricampeã da competição esportiva estudantil, alunos e professores comemoraram a média de 6,6 no Ideb, que representa o terceiro melhor desempenho entre estudantes do 6º ao 9º ano. 

 

— Nesse ginásio vocacionado para o esporte, buscamos o equilíbrio entre o aprendizado e a prática esportiva. Esse modelo desenvolve as potencialidades do adolescente, principal protagonista da educação — disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, em visita ao GEO.

 

A iminente conquista do tricampeonato do Intercolegial estimula professores e alunos para seguir os princípios de excelência acadêmica, aliada à construção de uma cidadania crítica, e a prática esportiva. Com 248 pontos na classificação geral e 28 medalhas conquistadas (12 de outro, 11 de prata e seis de bronze), as equipes voltam às quadras a partir deste sábado (10/09) para manter a supremacia na competição esportiva, que reúne uma série de modalidades olímpicas, como judô, polo aquático, natação, luta olímpica e outras.

 

— No GEO, o estudo faz parte da vida do atleta. Quanto maior o conhecimento, melhor. Quanto mais prazer pela prática do esporte, melhor. Tanto que o nosso padrão de excelência avançou muito desde 2011, quando o ginásio foi lançado — comentou o diretor de infraestrutura do GEO, Marcelo Rolim.

 

A quantidade de troféus armazenados em prateleiras no corredor principal do GEO indica que a escola está habituada às conquistas esportivas, que dividem espaço com os murais, onde uma série de trabalhos estimula o respeito à diversidade.

 

— O respeito ao próximo, à pequena e à grande diferença são ações diárias de conscientização no GEO. Fazemos disso prática permanente. Os alunos participam de mutirões de limpeza, que ensinam a cuidar e valorizar onde eles estudam e aprendem — destacou a diretora-geral do GEO, Ana Quintela.

 

Inaugurada em junho de 2011, a unidade recebeu o nome do ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), falecido em 2010. Com três anos de funcionamento, o GEO, que já atende a 480 alunos do 6º ao 9º ano, une desenvolvimento acadêmico e esportivo. Além da rotina de treinos, com pelo menos duas horas de prática esportiva por dia, e da participação em diversas competições, os alunos do Ginásio estudam as disciplinas regulares da grade curricular, como português, matemática, ciências e inglês, além de terem aulas de reforço e a obrigatoriedade de tirar boas notas para continuar treinando.

 

Baseado no conceito de Desenvolvimento Esportivo de Longo Prazo, os estudantes experimentam diferentes modalidades no 6º ano e escolhem uma delas para praticar três vezes por semana. Nos demais dias, eles praticam os esportes restantes. Nos 7º e 8º anos, os alunos dedicam quatro dias à modalidade principal; e no 9º, os cinco dias da semana.

 

Além do GEO Juan Antonio Saramanch, a Rede Municipal de Ensino tem mais três  Ginásios Olímpicos, Dr. Sócrates, em Pedra de Guaratiba, Félix Mielli Venerando, no Caju, e Nelson Prudêncio, na Ilha do Governador. Nos quatro Ginásios Olímpicos em funcionamento, as modalidades esportivas oferecidas são atletismo, tênis de mesa, vôlei, handebol, judô, xadrez, luta olímpica e badminton. Além destas modalidades, as unidades de Santa Teresa, Pedra de Guaratiba e Ilha do Governador também oferecem natação, e na Ilha ainda há aulas de futebol. Para ingressar nas unidades, o aluno precisa fazer um teste de aptidão física.

 

Na Prova Brasil, que mede o aprendizado dos alunos, as unidades da rede obtiveram as melhores notas desde a criação do índice, em 2005, nos dois segmentos. No primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), os alunos atingiram a nota 6,1 - com aumento de 25% com relação ao ano de 2005. Já os estudantes do segundo segmento (6º ao 9º ano) alcançaram a nota 5,1 - um crescimento de 9%. Ao todo, 95 mil alunos, de 5º e 9º anos fizeram a prova. A Prefeitura do Rio tem a maior rede de ensino da  América Latina.




Serviços Serviços