08/09/2016 17:58:00 » Autor: Foto: Raphael Lima
As escolas da rede municipal de ensino avançaram nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2015, divulgado nesta quinta-feira (08/09). Na Prova Brasil, que mede o aprendizado dos alunos, as unidades da rede obtiveram as melhores notas desde a criação do índice, em 2005, nos dois segmentos. No primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), os alunos atingiram a nota 6,1 - com aumento de 25% com relação ao ano de 2005. Já os estudantes do segundo segmento (6º ao 9º ano) alcançaram a nota 5,1 - um crescimento de 9%. Ao todo, 95 mil alunos, de 5º e 9º anos, fizeram a prova.
A melhora na nota da Prova Brasil nos dois segmentos indica melhoria da aprendizagem dos alunos e bom resultado com o investimento nas escolas de ensino integral. Tanto no primeiro quanto no segundo segmentos, as escolas de ensino integral, com turno de sete horas, obtiveram notas superiores às demais da rede. Os Ginásios, por exemplo, alcançaram nota de 5,7 - resultado seis décimos acima da média das escolas da rede municipal de segundo segmento. Já a nota das escolas do primeiro segmento de tempo integral foi 6,2.
No primeiro segmento, as escolas municipais Friedenrich (Maracanã) e Roberto Coelho (Santa Cruz) conseguiram a melhor pontuação da rede municipal de educação com a nota 8,3. Em seguida, veio a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva (Bangu), com 8,1. Já no segundo segmento, a unidade de Brás de Pina, a Escola Municipal Ary Barroso, conquistou a nota de 6,8; o Ginásio Rodrigues Alves (Barra da Tijuca) ficou com 6,7; e o GEO Juan A. Samaranch (Santa Teresa), 6,6.
O IDEB avalia dois fatores de cada escola: nota da Prova Brasil e o indicador de rendimento (composto pelos índices de evasão, aprovação e reprovação). Na média geral, as escolas do primeiro segmento do Ensino Fundamental atingiram mais uma vez a meta nacional, com índice de 5,6, uma evolução de três décimos com relação à última avaliação, em 2013. Já as unidades do segundo segmento continuaram com bons resultados, com índice de 4,3.
Desde 2009, o Rio avançou 10% nos primeiros anos do Ensino Fundamental e 19% no segundo segmento nos índices de IDEB. A Secretaria Municipal de Educação investe na melhoria da aprendizagem, a partir de três medidas fundamentais: a adoção de um currículo básico para todas as escolas, a realização de provas bimestrais e um programa intensivo e contínuo de reforço escolar.