Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Entorno do Estádio Olímpico terá operação de tráfego específica durante os Jogos Paralímpicos

31/08/2016 15:06:00  » Autor: Foto: Rio 2016/Alex Ferro


O Estádio Olímpico, no Engenho de Dentro, receberá as disputas de atletismo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Para viabilizar as competições, o entorno do Engenhão terá operações especiais de tráfego, que englobam a mudança no sentido de vias, a proibição de estacionamento e o bloqueio de ruas. Desde o dia 23 de julho, a Prefeitura do Rio fez a inversão de mão de algumas vias, que permanecerão com o sentido alterado até o final das Paralimpíadas.


Os fechamentos para provas de atletismo ocorrem entre os dias 8 e 17 de setembro, entre 7h e 23h. Os bloqueios e as proibições de estacionamento vão impactar diretamente os moradores do entorno das instalações olímpicas. Os acessos às residências serão modificados e o tráfego de veículos interrompido. Todos os moradores deverão apresentar a credencial fixada no vidro para-brisa dianteiro.


Para manter a acessibilidade dos moradores durante o período, foi implantada - desde o dia 23/07 - a inversão de mão das seguintes ruas no entorno do Estádio Olímpico: Rua José dos Reis (entre a Av. Henrique Scheid e a Rua das Oficinas); Rua das Oficinas (entre as ruas José dos Reis e Gentil de Araújo); Rua Henrique Scheid (entre as ruas José dos Reis e das Oficinas); Rua Bento Gonçalves (entre as ruas Guilhermina e José dos Reis); Rua General Clarindo (entre as ruas Guilhermina e José dos Reis); Rua Afonso Ferreira, em toda extensão; Rua Sales Guimarães, em toda extensão; Rua Coronel Cunha leal, em toda extensão; e Rua Junqueira Freire, em toda extensão.

 

 

Nos dias de atletismo no Engenhão, os bloqueios de tráfego acontecem de 08 a 17 de setembro, entre 7h e 23h, nas ruas Afonso Ferreira, Benício de Abreu, Coronel Cunha Leal, das Oficinas, Dona Eugênia, Doutor Padilha, General Clarindo, Gentil Araújo, Rua Guineza, Rua José dos Reis, entre as ruas Henrique Scheid e Arquias Cordeiro; Luís Silva, Sales Guimarães (em toda a extensão das vias); Rua Bento Gonçalves, entre as ruas Guilhermina e José dos Reis; Rua Comendador João Carneiro de Almeida, entre as ruas Piauí e Sales Guimarães; Rua Henrique Scheid, entre as ruas José dos Reis e das Oficinas. A Rua Arquias Cordeiro será fechada somente nos horários de pico de saída de público do estádio, entre 12h e 14h e entre 19h30 e 21h30.

 

Com a interdição da Rua José dos Reis nos dias de competição, a partir da Rua Bento Gonçalves, haverá implantação de mão inglesa para o acesso ao Hospital Memorial. Os motoristas deverão usar a Rua Goiás, acessando a Rua José dos Reis, que terá trecho em mão inglesa.

 

 

 

A operação contará com 125 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal. Serão empregados também veículos operacionais e motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Serão utilizados 15 painéis de mensagens variáveis - entre fixos e móveis - que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego já a partir da segunda-feira anterior aos jogos, dia 05/09. Além disso, reboques da CET-Rio serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

 

 

O Centro de Operações Rio vai monitorar a área do evento, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos, para garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios.

 

A prefeitura recomenda que o público deva sempre usar o transporte público nos deslocamentos dentro da cidade; respeitar os locais de restrição de circulação, atentando para dias e horários; planejar a chegada à cidade e a ida aos eventos com antecedência.

 

Para chegada ao Engenhão, devem utilizar transporte público (trem e ônibus de linha regular). Já os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pela região, procurando rotas alternativas no horário das interdições, especialmente a Rua Guilhermina para quem segue para o Centro, além de respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários.

 

Haverá proibição de estacionamento, entre os dias 8 e 18 de setembro, nas ruas Guilhermina; Bento Gonçalves; Benício de Abreu; General Clarindo; Dona Eugênia, entre Bento Gonçalves e General Clarindo; José dos Reis, entre as ruas Bento Gonçalves e Goiás; Henrique Scheid; Piauí;José Bonifácio; Getúlio, entre as ruas Arquias Cordeiro e Cirne Maia; Arquias Cordeiro, entre as ruas Goiás e Piauí; Honório, entre as ruas José Bonifácio e Piauí; Goiás, entre as ruas Guilhermina e Arquias Cordeiro; e Sales Guimarães.A proibição de estacionamento já foi implantada nas ruas José dos Reis, entre as ruas Bento Gonçalves e das Oficinas; das Oficinas, entre as ruas José dos Reis e Dr. Padilha; e Dr. Padilha, entre as ruas Arquias Cordeiro e das Oficinas.


 


Todos os locais terão sinalização específica de proibição de estacionamento, que deverá ser respeitada pelos motoristas. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento, com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. 

 

A principal recomendação aos moradores é que evitem circular de carro na região durante o horário das interdições. Quem possui vaga de garagem poderá acessar as rotas destacadas por setor, desde que estejam com a credencial fixada no vidro dianteiro do veículo. O setor 1 compreende as seguintes ruas: Dona Teresa; Junqueira freire;Teixeira Bastos; e Dr. Padilha. Os moradores dessas ruas deverão acessar suas residências preferencialmente pela Rua Dona Teresa.

 

O setor 2 compreende as ruas Dr. Padilha; das Oficinas, entre as ruas Dr. Padilha e Gentil de Araújo; Sales Guimarães; Gentil de Araújo ; Coronel Cunha Leal; Comendador João Carneiro de Almeida.  Neste setor, os moradores deverão acessar suas residências preferencialmente pelas ruas Dr. Padilha ou Sales Guimarães. O setor 3 compreende as ruas Henrique Scheid; das Oficinas, entre as ruas José dos Reis e Gentil de Araújo; Jose dos Reis; Afonso Ferreira; Benício de Abreu; General Clarindo; Bento Gonçalves; Guineza; Dona Eugênia; e Luis Silva. Neste caso, os moradores deverão acessar suas residências preferencialmente pela Rua Henrique Scheid.

 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços