21/08/2016 23:25:00 » Autor: Fotos: Alexandre Macieira, J.P Engelbrecht, Fabio Gonçalves, Paula Johas e Paulo Araújo
Aberto ao público ao longo de 17 dias, de 5 a 21/08, o maior Live Site da história das Olimpíadas, recebeu cerca de quatro milhões de pessoas e firmou-se como o maior evento público já realizado na história dos Jogos Olímpicos. Realizado pela Prefeitura do Rio, o Boulevard Olímpico foi montado em três regiões da cidade: no Porto Maravilha, no Centro; no Parque Madureira, na Zona Norte; e no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste. Os lives sites transmitiram ao vivo as principais competições esportivas, além de promoverem uma grande festa com diversas atrações para cariocas e turistas.
Foram 110 horas de atrações musicais em todos os palcos, com 904 artistas de rua, entre atores, malabaristas, mímicos, dançarinos e músicos. E uma tonelada de fogos de artifício. Os números apontam o sucesso de público. Nos mais de 50 food trucks espalhados pelo boulevard, foram 250 mil produtos vendidos. O consumo de bebidas chegou a 500 mil litros.
Para dar continuidade ao clima olímpico na cidade, a Prefeitura do Rio vai manter atrações no Boulevard Olímpico do Porto mesmo no período de recesso entre o final da Olímpiada e o início da Paralimpíada. Quem visitar o local entre 22/08 e 6/09 encontrará diversos artistas de rua, poderá aproveitar as comidinhas dos food trucks e bares e ver a galeria de arte urbana que a Avenida Rodrigues Alves virou, com o mural Etnias e o GaleRio Porto, que exibe imagens da equipe de refugiados que disputou os Jogos Olímpicos Rio 2016 e outras pinturas.
- O sucesso no Porto foi tão grande que o Boulevard Olímpico acabou virando o nome do local. É muito gratificante ver, após meses de trabalho, que a população e os turistas se divertiram com as atrações e torceram a cada disputa nos telões espalhados pelos três quilômetros do evento. A ótima receptividade do público foi o melhor reconhecimento que podíamos ter. Ninguém saiu daqui sem uma foto da "Pira do Povo", escultura do americano Anthony Howe, e do mural Etnias, de Eduardo Kobra, que entrou para o Guinness World Records como o maior mural de grafite do mundo. Estas duas obras de arte ficam de legado para a cidade – disse o secretário Especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.
A Casa Brasil, que fica localizada no Boulevard Olímpico do Porto, continuará funcionando nesse período pré-Paralimpíada entre 14h e 20h. O Balão Panorâmico, que teve neste períodos dos Jogos Olímpicos 5.200 voos, volta a partir do dia 23/08. Uma oportunidade para quem quer ver o Centro do Rio de cima, a 150 metros de altura. A atração vai até 18/09, das 10h às 22h. Para voar, os interessados devem se inscrever no site. Os cadastros são feitos por CPF, com limite de quatro ingressos por CPF por dia de agendamento e não por lote.
De acordo com pesquisa realizada nos dez primeiros dias de Jogos Olímpicos Rio 2016 com turistas estrangeiros pelo Instituto de Pesquisa e Estudos do Turismo do Rio de Janeiro e pela Fundação Cesgranrio, o Boulevard Olímpico do Porto virou ponto de encontro da diversão e ficou no topo da lista de pontos turísticos da cidade mais visitados no período dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Da Praça XV até a Avenida Rodrigues Alves, passando pela novíssima Orla Conde e pela revitalizada Praça Mauá, a cada passo o público interagia com os artistas de rua, aproveitava o cenário para sessões de fotos, acompanhava as disputas nos seis telões de alta definição e curtia os shows dos três palcos instalados.
- Nos telões foram exibidos mais de 100 horas de transmissões esportivas. A vibração da torcida na emocionante vitória do Brasil contra a Alemanha, o silêncio de segundos para ver o fenômeno Usain Bolt, os gritos de Brasil a cada medalha, deram o clima das grandes arenas ao Boulevard - contou, o diretor geral da Gael Comunicação, agência de Live Marketing responsável pela criação e organização do evento, Gaetano Lops.
Entre as atrações do Boulevard do Porto, uma que chamou a atenção do público foi a do bungee jump Nissan#QuemSeAtreve, que rendeu cerca de 1.150 saltos e uma grande torcida a salto. Aproximadamente 80 mil visitantes estiveram na Parada Coca-Cola. Mais de 80 mil pessoas visitaram a Maquete do Lego e mais de 20 mil a Nike Rio Sem Limites. O projeto Inside Out imprimiu 3.400 fotos. E o Museu Itinerante "Se Prepara Brasil", da Bradesco Seguros, que também estava no Parque Madureira, recebeu, contabilizando as duas localizações, cerca de 65 mil visitantes.
No Boulevard do Parque Madureira, o destaque foi o projeto Férias no Parque, que tornou o local uma grande colônia de férias para crianças e jovens da região. A garotada - 320 inscritos - participou de torneios de esportes como badminton, capoeira, futebol de salão, futevôlei, judô, skate e tênis de mesa. E o público pôde acompanhar as eletrizantes eliminatórias dos 64 participantes do concurso Passinho de Ouro, além de curtir apresentações de Gabrielzinho do Irajá e o Baile do Sany Pitbull, entre diversas outras atrações, como o Encontro de Carnavais, que promoveu 24 horas de samba.
O Boulevard Olímpico Miécimo da Silva, em Campo Grande, também viveu dias de colônia de férias no período, recebendo uma média de 200 crianças e jovens por dia, interessados nas atividades oferecidas em mais de 20 modalidades esportivas (entre elas, badminton, tênis de mesa, futebol, judô, vôlei e basquete). O movimento era intenso também na área de alimentação com bares e food trucks, mas foram os shows que atraíram a maior movimentação de público, com destaque para as noites em que o local recebeu estrelas como Anitta, Ludmilla, Diogo Nogueira, Sorriso Maroto e Imaginasamba.