Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura faz mudanças no Boulevard do Porto e divulga esquema de trânsito para futebol e triatlo

15/08/2016 17:55:00  » Autor: Flávia David / Fotos: J.P Engelbrecht, JM Coelho e Ricardo Cassiano


Por conta do sucesso do Boulevard Olímpico do Porto Maravilha, que desde o início dos Jogos Rio 2016, já atraiu 920 mil pessoas em dez dias de atividades, a Prefeitura do Rio tomou medidas para garantir o fluxo ordenado de pessoas, bem como o conforto e a segurança dos visitantes. Uma delas é a implantação do sentido único na Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde. De quinta-feira a domingo (18 a 21/08), das 7h à meia-noite, quem desejar seguir da Praça Mauá à Praça XV poderá acessar a Avenida Rio Branco - que, durante este período, ficará totalmente fechada para veículos - até a Rua da Assembleia. No sentindo contrário, a partir da Praça XV, será possível caminhar normalmente por toda a Orla Conde, passando ao lado do Distrito Naval.

 

- O Boulevard tem sido um sucesso absoluto de público e maior ponto de encontro da população. Portanto, nosso objetivo é garantir a tranquilidade e a segurança das pessoas na ida para o local e o retorno para suas casas. Por isso, criamos essa opção de lazer na Avenida Rio Branco, que será fechada para que o público possa se deslocar - disse o secretário executivo de Coordenação de Governo, Rafael Picciani.

 

A recomendação da prefeitura é para que a população opte pelos transportes públicos, especialmente trens e metrô.

 

- Pedimos compreensão a todos. Estamos buscando avaliar o que deu certo e melhorar o que for possível - afirmou o secretário, ressaltando que as novas mudanças e interdições se somam às anunciadas anteriormente.

 

A estação Carioca do metrô é a melhor opção para acessar a Praça XV e conhecer a Pira Olímpica. Já para os que pretendem ir direto para os armazéns, a opção é seguir direto para o Boulevard. Para aprimorar o serviço de orientação do público, o número de voluntários foi reforçado.

 

Segundo o secretário especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Melo, as mudanças no Boulevard Olímpico do Porto foram definidas após reunião com o Comando da Marinha.

 

- O Boulevard tem suas particularidades e uma delas é o afunilamento de alguns trechos, principalmente na altura do Distrito Naval. Nesses pontos foram registrados transtornos para os visitantes por conta do grande número de pessoas. No último fim de semana, tivemos cerca de 150 mil pessoas visitando o local - falou Antonio Pedro.

 

Sobre o esquema de trânsito para os jogos de futebol no Maracanã, as interdições terão início a partir desta terça-feira (16). Nesta data e nos dias 17, 19 e 20/08, quando o estádio do Maracanã receberá as partidas de futebol, os bloqueios na região serão ampliados para vias como a Radial Oeste e o Viaduto Oduvaldo Cozzi.

 

A operação contará com 210 controladores da CET-RIO e agentes da Guarda Municipal. Também serão empregados 15 veículos operacionais e 22 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Serão utilizados 30 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, que informarão sobre alterações no trânsito, rotas alternativas e condições do tráfego.

 

Além disso, cinco reboques da CET-Rio serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

 

Já a região de Copacabana receberá as competições de triatlo (prova que reúne natação, ciclismo e corrida) nos dias 18 e 20/08. A operação especial para o evento terá proibição de estacionamento, pontos de bloqueio e de acessos de pedestres. Os fechamentos de tráfego foram iniciados às 22h da última sexta-feira (12), com o bloqueio da pista junto à orla da Avenida Atlântica, entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Miguel Lemos, para a montagem da estrutura da prova. As ruas serão liberadas às 6h de domingo (21).

 

A operação montada para as provas do triatlo contará com 170 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal. Serão empregados 10 veículos operacionais e 30 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Serão utilizados 21 painéis de mensagens variáveis e, além disso, cinco reboques da CET-Rio serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

 

O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar a área do evento, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos, para garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios.

 

- São intervenções previstas desde o começo, semelhante as que executamos para a Copa do Mundo, em 2014. Esta segunda semana é crítica, pois estamos falando de dias úteis com muitas vias interditadas. Por isso, solicito às pessoas para que evitem longos deslocamentos, especialmente nesta terça e quarta-feira - disse o diretor e Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis.

 

Aos moradores, a prefeitura recomenda para que evitem circular de carro na região. No caso específico daqueles que possuem vaga de garagem, sendo indispensável entrar na área bloqueada para as comeptições no Maracanã, o acesso será exclusivamente pelas ruas General Canabarro e Luiz Gama. Para isso, é indispensável que a credencial esteja fixada no vidro dianteiro do veículo. 

 

Para chegar ao Maracanã, deve-se utilizar transporte público (metrô e trem) e respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários. Além disso, é imprescindível que os motoristas evitem sempre que possível, circular pela região, procurando rotas alternativas no horário das interdições, especialmente a Rua Visconde de Niterói para quem segue para o Centro e a Rua Mariz e Barros para acessar a Tijuca.

 

Os locais terão sinalização específica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) vai atuar com reboques em pontos estratégicos para reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

 

Para ambos os eventos, a prefeitura reforça as recomendações para que o público dê sempre preferência ao transporte público para os deslocamentos na cidade, respeite os locais de restrição de circulação, atentando para dias e horários; planeje a chegada à cidade e a ida aos eventos com antecedência.Aos pedestres, a CET-Rio solicita que a travessia seja feita somente nos locais com semáforos e/ou indicados por sinalização específica.

 

 

INTERDIÇÕES PARA OS JOGOS DE FUTEBOL NO MARACANÃ


A operação nas imediações do estádio será iniciada às 17h do dia 15 de agosto, com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento.

 

Principais interdições:


Vias já interditadas para os Jogos no Maracanãzinho:

 

Avenida Professor Eurico Rabelo;

Rua Visconde de Itamarati;

Rua Isidro de Figueiredo;

Rua Artur Menezes;

Rua Conselheiro Olegário;

 

Dias 16 e 17 de agosto (terça e quarta), das 10h às 17h

Dias 19 e 20 de agosto (sexta e sábado), das 14h às 22h

 

Avenida Radial Oeste, sentido Centro, a partir da Rua São Francisco Xavier;

Avenida Maracanã, em ambos os sentidos, no trecho do Maracanã;

Viaduto Oduvaldo Cozzi;

Viaduto de São Cristóvão;

Avenida Professor Manoel de Abreu, nos dois sentidos, no trecho próximo ao Maracanã;

Rua Mata Machado;

Rua Radialista Waldir Amaral;

Rua São Francisco Xavier, sentido Méier, entre Rua Radialista Waldir Amaral e Rua Luiz Gama.

Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

 

 

Principais alterações no trânsito

 

O Viaduto Oduvaldo Cozzi funcionará como via exclusiva para pedestres, por onde será feita a ligação das estações de trem e metrô de São Cristóvão ao estádio;

 

O acesso a São Cristóvão, pelo viaduto junto à estação, estará bloqueado. Os veículos deverão utilizar a Rua Ceará ou seguir até o Viaduto da Mangueira.


Rotas alternativas

 

Principais rotas alternativas, com a indicação de sua origem e destino:

 

Do Centro para Tijuca

 

Radial Oeste, Rua Pará, Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros.

 

 

Do Centro para Grajaú e Vila Isabel

Rua Teixeira Soares, Rua Souza Dantas, Av. Marechal Rondon, Rua São Francisco Xavier, Rua Oito de Dezembro, Rua Duque de Caxias e Rua Torres Homem.


De São Cristóvão para Tijuca

Rua Visconde de Niterói, Viaduto da Mangueira e Rua São Francisco Xavier.


Da Tijuca para a Praça da Bandeira

Rua Haddock Lobo ou Rua Heitor Beltrão, Rua Gonçalves Crespo e Rua Mariz e Barros.


Do Méier para o Centro

Avenida Marechal Rondon, Rua Visconde de Niterói, Avenida Bartolomeu de Gusmão e Rua Francisco Eugênio.


Do Méier para Tijuca, Grajaú e Vila Isabel

Seguir pelo Túnel Noel Rosa


Do Méier pra a Av. Brasil

Avenida Marechal Rondon, Viaduto da Mangueira, Rua Visconde de Niterói, Rua Ana Neri, Rua São Luiz Gonzaga e Rua Prefeito Olympio de Melo.


De Vila Isabel para Tijuca e Centro

Rua Teodoro da Silva, Rua Pereira Nunes, Rua Barão de Mesquita, Rua General Roca, Rua Conde de Bonfim e Rua Haddock Lobo.


Proibição de estacionamento

 

Além dos locais onde já existe regulamentação, o estacionamento estará proibido nas seguintes vias, a partir das 17h desta segunda-feira (15):

 

Avenida Professor Eurico Rabelo;

Rua Luiz Gama;

Rua Morais e Silva;

Rua Ibituruna;

Rua Radialista Waldir Amaral;

Rua Visconde de Itamarati;

Rua Isidro de Figueiredo;

Rua Artur Menezes;

Rua Conselheiro Olegário;

Avenida Paula Sousa, do lado esquerdo, entre as ruas Luiz Gama e São Francisco Xavier;

Rua São Francisco Xavier;

Radial Oeste;

Rua Sousa Dantas;

Avenida Professor Manoel de Abreu, entre a Radial Oeste e a Rua São Francisco Xavier;

Rua General Herculano;

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto;

Rua José Eugênio;

Avenida Maracanã, da Praça Varnhagen até a Rua Padre Champagnat.

 

A proibição de estacionamento valerá até duas horas após o termino da cerimônia de encerramento, neste domingo (21).

 

Acesso de moradores: 

 

 

 

INTERDIÇÕES PARA O TRIATLO

 

Nos dias de prova, o circuito dos atletas passará pela Avenida Atlântica, entre as ruas Francisco Otaviano e Santa Clara, pelas ruas Djalma Ulrich e Prof. Gastão Bahiana, pelas avenidas Epitácio Pessoa e Henrique Dodsworth (Corte do Cantagalo), além da Rua Miguel Lemos.

 

Principais Interdições:


Das 22h do dia 12 (sexta) às 6h do dia 21 (domingo) de agosto:

 

Av. Atlântica, pista junto à orla, entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos;

 

Dias 17 (quarta-feira) e 19 (sexta-feira) de agosto, de 6h até 11h:

Av. Atlântica, pista junto às edificações, entre as ruas Joaquim Nabuco e Francisco Sá;

 

Dias 18 (quinta-feira) e 20 (sábado) de agosto, nos seguintes horários:

 

0h até 20h:

Avenida Atlântica, pista junto às edificações, entre as ruas Joaquim Nabuco e Francisco Sá. No período entre 6h e16h, a interdição será ampliada, sendo da Rua Joaquim Nabuco até a Rua Miguel Lemos.

 

6h às 14h:

Rua Djalma Ulrich;

Rua Gastão Bahiana;

Rua Presidente Afonso Lopes;

Rua Percy Murray, toda sua extensão;

Avenida Epitácio Pessoa, entre a Rua Prof. Gastão Bahiana e Av. Henrique Dodsworth.

Rua Miguel Lemos;

Avenida Henrique Dodsworth (Corte do Cantagalo);

 

10h30 às 13h:

Rua Pompeu Loureiro, entre a Rua Constante Ramos e a Av. Henrique Dodsworth;

Rua Barata Ribeiro, entre a Rua Figueiredo de Magalhães e a Rua Sá Ferreira;

Rua Leopoldo Miguez;

Travessa Cristiano Lacorte;

Av. Nossa Senhora de Copacabana, entre a Rua Francisco Sá e a Rua Miguel Lemos;

Rua Aires Saldanha.

 

Proibição de estacionamento:

O estacionamento estará proibido da seguinte forma:

 

Das 21h do dia 15/08 até 17h do dia 20/08:

Rua Miguel Lemos, entre a Av. Atlântica e Av. N. Senhora de Copacabana;

Av. Atlântica, entre as ruas Francisco Otaviano e Rodolfo Dantas;

Rua Gastão Bahiana;

Rua Djalma Ulrich;

Avenida Epitácio Pessoa, entre o número 2.040 e a Av. Henrique Dodsworth (Corte do Cantagalo).

 

Das 17h do dia 16/08 até 17h do dia 20/08:

Rua Aires Saldanha;

Rua Leopoldo Miguez, entre a Rua Porf. Gastão Bahiana e a Rua Xavier da Silveira;

Rua Sá Ferreira, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a R. Raul Pompeia. 


Imagens relacionadas:








Arquivos relacionados:
  » Apresentação Boulevard_Maracanã_Triatlo.pdf -   - 




Serviços Serviços