Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio de Janeiro ganha coleção online sobre sua história e cultura no Google

29/07/2016 15:43:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano


O Rio de Janeiro é tema da nova coleção online lançada, nesta sexta-feira (29/07), pelo Instituto Cultural do Google, que mostra um amplo panorama da cidade, conta um pouco da sua história e apresenta ao mundo seu valor cultural, por meio de fotografias, obras de arte e oito tours virtuais. Estes são feitos através do Google Cardboard, um óculos especial de realidade aumentada (3D), que vai levar o usuário até locais emblemáticos, como o Santuário Cristo Redentor, o Museu do Amanhã (foto) e o Theatro Municipal. A prefeitura fechou parceria com o Google para disponibilizar 100 unidades desse equipamento nas Naves do Conhecimento. Ele também pode ser adquirido pela internet (clique aqui).

 

A coleção, disponível na plataforma Google Arts & Culture, inclui mais de 3 mil imagens de arquivos fotográficos e obras de arte, além de 43 exposições e panoramas em 360° feitos com tecnologia do Street View. O acervo reúne imagens e histórias de monumentos icônicos, da Baía de Guanabara, do Theatro Municipal, do Museu do Amanhã, do Cristo Redentor, do Porto do Rio, da Praça Mauá, de Copacabana, entre outras.

 

 

- O tour virtual é uma oportunidade de estar aqui no Rio de Janeiro, de as pessoas a conhecerem a cidade. O Google é parceiro da cidade há muito tempo e a prefeitura utiliza a sua tecnologia no Centro de Operações Rio para operar o dia a dia do município – disse o prefeito Eduardo Paes.

 

A plataforma está disponível na internet, em celulares, tablets e computadores e também pode ser vista no aplicativo Google Arts & Culture em dispositivos iOS e Android. Os usuários podem, por exemplo, fazer um tour interativo pela cidade; explorar a história musical do Rio contada através das capas de álbuns desenhados por Elifas Andreato; voltar no tempo olhando uma das mais ricas coleções de fotografias históricas do Rio; passar uma tarde visitando o Museu de Arte Moderna; ou embarcar em uma visita guiada pelas obras do artista gráfico e humorista Ziraldo e relembrar quadrinhos e livros infantis que marcaram a vida de gerações de brasileiros.

 

 

- Essa plataforma permite usar a tecnologia para ajudar a sociedade a ter acesso à cultura, informação e conhecimento. Ela traz tesouros culturais para perto das pessoas, eliminando a barreira do espaço, do tempo, da distância e do custo. A ideia dessa coleção é que através de apenas alguns cliques o mundo possa visitar o Rio de Janeiro, conhecer a sua diversidade e riqueza cultural – explicou o presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho.

 

Em breve, a coleção também terá um espaço dedicado às comunidades cariocas, no projeto Além do Mapa, que irá mostrar o olhar único sobre a vida desses espaços. A experiência terá início com um passeio de moto-táxi pelas ruas do São Carlos em um vídeo 360° e, depois, o usuário poderá fazer seu próprio caminho, navegar pelas ruas e conhecer as histórias de vida de alguns moradores.

 

 

A coleção é uma parceria do Google com oito instituições culturais cariocas: Santuário do Cristo Redentor, Museu do Amanhã, Instituto Moreira Salles, MAM Rio, Secretaria Municipal de Conservação, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ziraldo e Instituto Elifas Andreato.

 

O Instituto Cultural do Google desenvolve ferramentas para democratizar o acesso à cultura e preservar o patrimônio cultural de diversas cidades do mundo. Atualmente, conta com 1100 instituições parceiras de 70 países, criando uma plataforma para mais de 200 mil obras de arte e um total de seis milhões de fotos, vídeos, manuscritos e outros documentos de arte, cultura e história.
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços