09/07/2016 17:15:00 » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: Beth Santos e Paula Johas
O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste sábado (09/07), um dos principais legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a mobilidade dos cariocas: a Transolímpica. A via expressa incorpora o sistema BRT e interliga os bairros Recreio dos Bandeirantes e Deodoro. O BRT da Transolímpica é o terceiro corredor exclusivo para ônibus rápidos do Rio e o segundo a atravessar a cidade transversalmente, somando-se aos serviços BRT Transoeste e Transcarioca - em funcionamento desde 2012 e 2014, respectivamente. Juntos, os três corredores serão responsáveis pelo transporte de mais de meio milhão de pessoas por dia.
— Nosso sonho sempre foi tornar esta cidade mais integrada e mais justa. Com o BRT Transolímpica, uma importante parcela da população vai se deslocar com mais rapidez e conforto, ganhando qualidade de vida no trajeto de casa para o trabalho. Essa foi uma das principais obras do legado olímpico — comemorou o prefeito.
A Transolímpica entrará em operação nos Jogos Rio 2016 atendendo exclusivamente os espectadores e a força de trabalho (Work Force) das instalações esportivas através do BRT e a família olímpica nas duas faixas da via expressa dedicadas aos carros (em cada sentido) em veículos credenciados. A via já está à disposição da família olímpica e os serviços de BRT para os Jogos terão início a partir do dia 18 de julho.
Com 26 km de extensão, após as Olimpíadas, a via será aberta à população e fará a ligação intermodal com o BRT Transcarioca, em Curicica, e a Transoeste, no Recreio dos Bandeirantes, além de ser integrada aos trens da SuperVia e futuramente à Transbrasil, em Deodoro. A estimativa é que o tempo de viagem entre Deodoro e Recreio seja reduzido em 60%, beneficiando 70 mil passageiros por dia no BRT e comportando até 55 mil veículos diariamente na via expressa. A nova via contará com 41 novas travessias entre viadutos, pontes e elevados, e terá 17 estações e quatro terminais. O quinto terminal de Deodoro só ficará pronto em 2017 com a inauguração da Transbrasil. Ao todo serão 22 pontos de parada.
Iniciadas em julho de 2012, as obras da Transolímpica contaram com investimento de R$ 2,2 bilhões. A via permite a integração de 11 regiões da cidade: Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Riocentro, Camorim, Curicica, Colônia Juliano Moreira, Taquara, Sulacap, Vila Militar, Magalhães Bastos e Deodoro. Entre os viadutos construídos estão o da Avenida Brasil, o sobre a Estrada São Pedro de Alcântara, Avenida Marechal Fontenelle, da Avenida Carlos Pontes, da Estrada da Boiúna, da Estrada do Rio Grande, da Rua Ipadú, da Estrada do Outeiro Santo, da Rua Sampaio Correia, da Rua André Rocha, do Rio Ventura, da Rua da Creche, da Estrada dos Bandeirantes e os elevados Duque de Caxias e de Curicica.
A implantação da Transolímpica contempla a abertura de novos caminhos pelo Maciço da Pedra Branca, por meio da construção de dois túneis, sendo quatro emboques – antigo pleito da população, viabilizado com os Jogos Rio 2016, que aguarda há pelo menos 30 anos esta nova alternativa viária à sobrecarregada Estrada do Catonho. O primeiro túnel, na Serra do Engelho Velho, conta com duas galerias e extensão de 2,8 km (1,4 km em cada sentido); já o segundo, situado na Estrada da Boiúna, possui duas galerias de 190 metros cada.
— Esta é uma obra super importante, maior que a Linha Amarela e com um túnel de 18 quilômetros de extensão, que rompe barreiras e aproxima as pessoas, permitindo a interação da Zona Oeste com o resto da cidade. Não há como negar que é um dos principais legados dos Jogos Rio 2016, que são uma superinspiração para o Rio, transformando para melhor a vida das pessoas, com mais conforto e segurança — acrescentou Paes.
Acompanhado do ministro de Esporte, Leonardo Picciani, do presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, do Comandante do Comando Militar do Leste (CML), general Fernando Silva, Paes descerrou as placas de inauguração da Transolímpica (Corredor Presidente Tancredo Neves), do Terminal Paralímpico (Recreio), do Terminal Olímpico (Parque Olímpico), do Túnel Senador Nelson Carneiro e dos viadutos Moisés Vibranovski (Parque Olímpico), Carlos Marques Pamplona e Aldo da Cunha Rosa, em Sulacap. Os descerramentos tiveram como mestres-de-cerimônia o sambista Jorge Perlingeiro (Recreio), a medalhista de prata no vôlei de praia em Atlanta, Adriana Samuel (Parque Olímpico) e o ativista David Brazil (Sulacap). As autoridades e os parentes de homenageados fizeram o trajeto a bordo de um veículo biarticulado, o mesmo que será usado por atletas e pelo público durante e após os Jogos Rio 2016.
— Com a Transolímpica, é possível visualizar a grandiosidade do que se chama legado olímpico. Sem dúvida, os Jogos são uma grande oportunidade para o Brasil demonstrar ao mundo que o país é capaz de superar suas dificuldades e honrar seus compromissos — destacou o ministro de Esporte.
O túnel na Serra do Engenho Velho foi batizado de Túnel Senador Nelson Carneiro e o túnel da Estrada da Boiúna recebeu o nome do cantor Cauby Peixoto. Uma homenagem da cidade a dois importantes ícones nacionais.
Ao construir a Transolímpica, a prefeitura também promoveu a requalificação urbana das Avenidas Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. As duas avenidas passaram a ter cinco pistas por sentido, aumentando a capacidade de tráfego na região. Os trabalhos de adequação também providenciaram a implantação de sistema de drenagem e nova iluminação. As vias receberam ainda nova pavimentação, calçadas e ciclovia. O projeto de paisagismo contou com o plantio de 1.500 árvores e 133 mil metros quadrados de grama.
— É um prazer participar da inauguração de uma obra tão extraordinária. Este BRT é importante para os atletas e para o público, já que permitirá a confraternização entre povos de várias nacionalidades. Não há dúvida que é o legado mais importante para história do país, simbolizando uma das grandes ações e conquistas que os Jogos trouxeram — avaliou Nuzman.
Os cariocas puderam conhecer gratuitamente, neste sábado, a nova via expressa entre Deodoro e Recreio. Ao todo, 12 ônibus articulados fizeram a viagem entre 12h e 15h. A experiência pode ser repetida neste domingo (10/07), entre 10h e 15h. Os passageiros embarcaram e desembarcaram no Terminal Paralímpico, no Recreio, na estação Marechal Fontenelle; e na Estação São José de Magalhães Bastos, que tem integração com a SuperVia Nas demais estações o desembarque não foi permitido.
Sentados no mesma poltrona do BRT em direção ao Terminal do Recreio, os viúvos Sueli de Souza e Silva, 70 anos, e Manoel Galvão, 80, aproveitaram a viagem compartihada e interagiram sobre o novo serviço:
— Moro no Pechincha, em Jacarepaguá, onde a prefeitura realiza uma série de obras de melhoria para a comunidade. Isso mexeu com a minha autoestima e me trouxe até aqui para conhecer o trajeto — disse Sueli.
Para Manoel, o BRT Transolímpica permitirá mais visitas ao filho que mora na Taquara:
— A saudade sempre bate, mas muitas vezes não é possível fazer uma visita pessoalmente. Agora, o tempo de viagem reduzido permitirá isso.
Acompanhada do filho Igor e do marido Hermes, a consultora de gestão, Patrícia Savaris, 31, calculou que o deslocamento de Sulacap até a Barra da Tijuca, duas vezes por semana em virtude de seu trabalho, será feito em 14 minutos:
— Quando eu poderia imaginar que sobraria tempo para ficar com meu filho, cuidar da casa e dar mais atenção ao maridão? Estou muito satisfeita porque para mim caiu como uma luva esse corredor expresso.
Morador há oito anos de Sulacap, o motorista da UFRJ Raul Damião da Silva, 65, chegou a desconfiar da obra, achando que nunca seria completada. A bordo do ônibus com ar-condicionado, confortável e monitores de tevê (Tv Minuto), já pensa em deixar o carro em casa quando for passear na Barra da Tijuca com a mulher, Elianai Nascimento, 61:
— Não há um membro da igreja que não tenha orado para essa obra acabar, mas o que causou espanto foi o compromisso da prefeitura, que evitou uma porção de desapropriações construindo os dois viadutos em Sulacap.
Os secretários municipais Rafael Picciani (Coordenação Executiva de Governo), Alexandre Pinto (Obras), Alexandre Sansão (Transportes) acompanharam as inaugurações, junto com os secretários estaduais Marco Antonio Cabral (Esporte) e Rodrigo Vieira (Transporte), e o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedrosa.
Funcionamento dos BRTs durante os Jogos
A Transolímpica vai interligar as maiores instalações dos Jogos Olímpicos de 2016: Vila dos Atletas e o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o Complexo Esportivo de Deodoro, encurtando a distância entre os dois bairros. Durante o período de competições, o serviço do BRT Transolímpica partirá da Avenida Salvador Allende, no Recreio, e irá até a estação de Magalhães Bastos, para facilitar a chegada de atletas e espectadores nas duas maiores instalações olímpicas: o Parque Olímpico, na região da Barra, e o Complexo Esportivo de Deodoro – áreas que concentram a maior parte (64%) das disputas. O público em geral só terá acesso às áreas de competição por transporte público. O BRT Transolímpica será uma das formas de chegar ao Parque Olímpico e ao Complexo Esportivo de Deodoro.
No período das Olimpíadas, os serviços regulares do BRT não serão afetados e ficarão disponíveis normalmente aos passageiros. Foram criados quatro serviços especiais de BRT para atender o espectador olímpico e não alterar a rotina da cidade: Vila Militar - Recreio dos Bandeirantes; Centro Olímpico – Jardim Oceânico; Centro Olímpico – Vicente de Carvalho; e Golfe Olímpico – Jardim Oceânico. As estações Madureira-Manaceia e Vicente de Carvalho, que fazem parte da operação especial "Centro Olímpico – Vicente de Carvalho" e também atendem usuários do corredor BRT Transcarioca, terão módulos independentes de embarque para os espectadores olímpicos. Esses serviços estarão disponíveis para quem tiver o RioCard Jogos Rio 2016. A expectativa é de que 27 mil passageiros utilizem esse sistema nos horários de pico durante este período.
Para acessar os serviços especiais no BRT Transolímpica durante os jogos, os passageiros contarão com seis estações e dois terminais. Próximas ao Parque Olímpico estarão as seguintes estações: Olof Palme, Morro do Outeiro e RioCentro, além dos terminais Olímpico e Paralímpico (Recreio). Nas redondezas do Complexo Esportivo de Deodoro estarão as estações Marechal Fontenelle, São José de Magalhães Bastos e Vila Militar.
O público com destino ao Complexo Esportivo de Deodoro também terá à disposição a linha exclusiva "Circular Olímpica" partindo da estação Magalhães Bastos para o Parque Radical. O transporte será feito por ônibus, de forma gratuita, com exclusividade para quem desembarcar do serviço especial do BRT com cartão RioCard Jogos Rio 2016.
Durante os Jogos, os outros corredores de BRT também terão serviços exclusivos para os espectadores olímpicos. Pelo BRT Transcarioca, serão duas estações (Madureira-Manaceia e Vicente de Carvalho) e pelo Transoeste, quatro (Golfe Olímpico, Barra Shopping, Bosque Marapendi e Jardim Oceânico).
O espectador que for usar os serviços e estiver no trem ou no metrô também poderá se conectar. No metrô, pelas estações Jardim Oceânico e Vicente de Carvalho e no trem, nas estações Magalhães Bastos, Vila Militar e Madureira-Manaceia.