Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura forma 300 novos guardas municipais da operação especial dos Jogos Rio 2016

08/07/2016 13:37:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Ricardo Cassiano


A Prefeitura do Rio realizou, na manhã desta sexta-feira (08/07), a formatura de 300 novos guardas municipais, que reforçarão a operação especial da corporação durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os novos agentes integram a primeira turma do 7º Concurso Público da Guarda Municipal, batizada de "Turma Rio 2016".

 

Durante a cerimônia de formatura na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, o secretário municipal de Ordem Pública, Leandro Matieli, explicou como esses novos agentes atuarão nos Jogos Rio 2016:

 

- Esses 300 guardas municipais foram preparados para todo o controle de multidões, operação de trânsito e planejamento de mobilidade da cidade. Eles ficarão aquartelados e cuidarão de duas zonas olímpicas: Maracanã e Copacabana, e Barra e Deodoro. Esses agentes já estão prontos para atender diariamente a cidade em um plano de contingência. Após os Jogos, vamos incorporar todo esse efetivo nas Unidades de Ordem Pública.

 

Os novos guardas serão empregados como contingência durante os Jogos, para situações que demandem pronta intervenção para garantir a mobilidade, mitigar impactos no trânsito causados por situações emergenciais ou ainda questões de ordenamento urbano. Para isso, eles passaram por treinamentos específicos, como gestão de multidão e protocolos de classificação de risco (método Start). As equipes utilizarão motocicletas para deslocamento rápido, e ficarão baseadas em locais estratégicos.

 

O presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro, disse não ter dúvida de que todo o efetivo da Guarda Municipal do Rio está preparado para contribuir com o sucesso dos Jogos na cidade:

 

- Saio hoje daqui completamente convencido de que todo o corpo da Guarda Municipal está mais do que preparado nessa arte de servir a cidade. Os Jogos são, sem dúvida, o maior desafio que essa cidade vai passar na história dos seus 451 anos. O mundo aceitou o convite que fizemos para sediar as Olimpíadas e, em breve, ele chegará em nossa cidade. Por isso, é muito importante que a gente o receba de braços abertos e com muita honra dessa cidade transformada.

 

O curso de formação dos guardas incluiu disciplinas como Técnica Operacional, Direitos Humanos, Emergência Pré-Hospitalar, Trânsito, Atendimento à População e idiomas, entre outros. Com a formatura desta turma, a GM-Rio passa a ter efetivo de cerca de 7.500 guardas, quase quatro vezes maior do que os dois mil agentes do quadro à época de sua criação, em março de 1993. Somente nesta gestão, foram 3,4 mil novos guardas admitidos em concurso público.

 

 

- Hoje é um dia de festa. Mas amanhã será um dia de muito trabalho. Voluntariamente escolhemos a profissão de servidor público para servir à população da nossa cidade. A missão é árdua, de sol a sol, se dedicando a essa cidade. Lembrem-se que grandes transformações levam tempo, dão trabalho e exigem união. Mirem-se em seus comandantes que vão lhe indicar sempre o melhor caminho – discursou o comandante da GM-Rio, coronel Luis Claudio Laviano.

 

Integrante da Turma Rio 2016, a guarda municipal Raquel Fernandes, 33 anos, estava tão orgulhosa de incorporar a GM-Rio que mandou fazer um modelo especial do uniforme da corporação para o filho Ismael, de apenas 5 meses:

 

- Hoje é um dia muito feliz na minha vida. Esperei 4 anos, mas enfim meu sonho se realizou. Fui incentivada a entrar para a Guarda Municipal porque amo a minha cidade e queria ajudar de alguma forma a cuidar dela. E durantes os Jogos Olímpicos vou ajudar aos visitantes na locomoção e na organização da cidade.

 

Outro novo agente que também preparou um uniforme de guarda municipal para o filho Elias de 2 anos foi Maxwell Oliveira, de 31 anos, que abandonou a carreira de bancário para ingressar na GM-Rio:

 

- Estava insatisfeito com o trabalho na área privada e sempre tive o sonho de ingressar na área pública e de segurança. Hoje meu sonho está se concretizando. Tivemos uma preparação muito boa e espero colocar em prática o que aprendi no dia a dia da cidade.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços