01/07/2016 18:10:00 » Autor: Fotos: Luciano Belford/SMEL
A Prefeitura do Rio reinaugurou, nesta sexta-feira (01/07), a Vila Olímpica Mané Garrincha, no Caju, que recebeu nova identidade visual e novas instalações esportivas. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Nike. Este é o segundo de quatro projetos de revitalização de Vilas Olímpicas da cidade. Em abril, a Vila Olímpica do Encantado também foi entregue à população após receber melhorias. Inaugurada em 2012, a Vila Olímpica Mané Garrincha conta com aproximadamente dois mil alunos, realiza 28 mil atendimentos mensais e oferece 21 modalidades esportivas e recreativas.
- Muitos dos atletas que disputarão os Jogos Olímpicos começaram na idade de muitas das crianças que hoje estão aqui. Isso é o que nós queremos. Oferecer a oportunidade de transformar não só atletas, mas sobretudo cidadãos. Essa parceria só vem somar ao trabalho que a prefeitura realiza desde a década de 80 - afirmou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Alexandre Cerrutti.
Durante o evento, Cerruti participou de um desafio lançado pelo aluno João Vitor dos Santos, de 15 anos: se o menino conseguisse fazer 50 embaixadinhas, teria que ganhar uma bola oficial de futebol. Desafio cumprido, o menino comemorou:
- Não podia perder essa oportunidade; estava do lado do secretário de Esportes.
A obra durou quatro meses e ofereceu à Vila, além de uma nova identidade visual, restauração e pintura para o ginásio coberto e para a quadra de esportes ao ar livre, um sistema de iluminação para o ginásio coberto solicitado especificamente pela comunidade. Também foram instalados novos equipamentos, incluindo um playground com Nike Grind (material reciclado premium feito a partir de resíduos de fabricação Nike), e um mural do grafiteiro Tomaz Viana, A.K.A Toz, que é inspirado por crianças, movimento e esportes.
Além disso, a equipe de professores do Caju passou por um programa de treinamento apoiado pela Nike em parceria com duas organizações especializadas em promover experiências positivas e a atividade física entre as crianças: Esporte & Educação Institute (EEI) e Instituto Bola Pra Frente (IBP). Esse programa inclui todos os 600 professores das vilas que receberam a primeira reciclagem no início deste ano e passarão por um total de dez treinamentos nos próximos cinco anos.
A revitalização e a identificação visual de algumas das unidades de esportes e lazer faz parte parte da parceria público-privada de cinco anos entre a prefeitura e a Nike que contemplará 22 Vilas Olímpicas do Rio de Janeiro. A Nike decidiu mergulhar neste projeto após estudos da plataforma "Desenhado para o Movimento" apontarem que as crianças e jovens do Brasil são os menos ativos da América Latina, realidade que esta parceria está comprometida a mudar.
Além das Vilas do Encantado e do Caju, estão em andamento as revitalizações das Vilas Olímpicas Clara Nunes, em Acari, e Manoel Gomes Turbino, em Mato Alto, que devem ser entregues às comunidades antes do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
A celebração contou também com a presença do atleta paralímpico Wallace Antônio, atual tricampeão brasileiro, recordista brasileiro e das Américas no arremesso de peso na categoria F55, e da atleta Cátia Portilho, pentacampeã e recordista mundial de levantamentos básicos (powerlifting), onze vezes campeã brasileira e dez vezes campeã carioca.
Vilas Olímpicas
A Prefeitura do Rio conta com 22 Vilas Olímpicas espalhadas por toda a cidade. Elas fazem parte da rotina de milhares de cariocas que têm a oportunidade de participar de mais de 100 modalidades esportivas e de lazer. Atualmente, esses equipamentos públicos atendem cerca de 50 mil alunos entre crianças, jovens, adultos e idosos.Todas as vilas têm atividades voltadas aos alunos com deficiência.
O projeto Vilas Olímpicas surgiu na década de 80 com a inauguração da Vila Olímpica da Mangueira e do Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. Nos últimos anos, o projeto se expandiu e novas unidades foram inauguradas com a missão de fomentar uma vida saudável e inclusiva através do esporte e lazer.