26/06/2016 17:24:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos
O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste domingo (26/06), a Clínica da Família Lecy Ranquine, em Campo Grande, na Zona Oeste, que beneficiará 24 mil moradores do Conjunto Novo Campinho. Esta é a 91ª Clínica da Família da cidade. A unidade, que conta com cinco equipes de saúde da família e uma de saúde bucal, realizará cerca de 1,5 mil consultas médicas mensais, além de outros procedimentos, serviços e consultas de enfermagem e dos agentes de saúde. A cobertura da estratégia de Saúde da Família do município é hoje de 55%. A meta é chegar ao final de 2016 com 70% dos moradores da cidade atendidos.
- Os recursos utilizados na construção dessa clínica e de tantas outras da cidade foram repassados pela Câmara Municipal de Vereadores, que economizou seu orçamento e doou para a prefeitura investir no programa Clínica da Família. Esse equipamento de saúde é para melhorar a qualidade de vida das pessoas e temos muito orgulho de termos feito pelos menos 50 unidades na Zona Oeste e mais de 90 em toda a cidade – disse Paes.
A nova unidade de saúde faz parte da Área de Planejamento (AP) 5.2, que abrange os bairros de Campo Grande, Barra de Guaratiba, Cosmos, Guaratiba, Inhoaíba, Santíssimo, Senador Vasconcelos e Pedra de Guaratiba. Com esta inauguração, a AP 5.2 passa a ter 67% de cobertura de saúde da família, com 36 unidades na região, sendo 12 clínicas da família, 18 centros municipais de saúde, uma policlínica, três centros de atenção psicossocial (CAPS), um centro de reabilitação e um hospital de emergência com maternidade, o Rocha Faria.
Com um investimento de R$5,2 milhões, a nova clínica possui, além dos consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. Na unidade, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, entre outros. Eles também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de mais de 200 itens da Atenção Primária.
A gerente da Clínica da Família Lecy Ranquine, Andréa da Silva, explicou que a implantação desta unidade de saúde era uma reivindicação antiga dos moradores:
- A população do Novo Campinho realmente precisava de um equipamento de saúde como esse, focado na atenção primária.
O Programa Academia Carioca da Saúde, que promove atividades físicas associadas ao acompanhamento de saúde, ajudando na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida do carioca, também está presente na nova clínica. O espaço conta com diversos aparelhos, nos quais os usuários farão os exercícios sob a supervisão de um educador físico, além de uma equipe de saúde.
Moradora do Conjunto Novo Campinho há 8 anos, a dona de casa Lecy Guimarães, 61 anos, disse que agora será mais fácil cuidar da saúde dela e de seus familiares:
- Não tinha nada perto da minha casa que pudesse frequentar para cuidar da minha saúde. Agora tenho uma clínica desse tamanho, com vários serviços de saúde bem perto da minha residência. Com o funcionamento dessa Clínica da Família, os moradores do Novo Campinho só ficarão doentes se quiserem.
As Clínicas da Família são um projeto inovador, criado em 2009, que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Com a implantação das clínicas, o Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país.