23/06/2016 08:08:00
A partir desta quinta-feira (23/06), um ônibus da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) circulará pela cidade para divulgar o serviço Família Acolhedora (Faco), com o objetivo de aumentar o número de acolhedores na cidade do Rio de Janeiro. O Faco é um serviço de acolhimento temporário de crianças e adolescentes criado em 1988. A primeira parada do ônibus aconteceu hoje no Largo da Carioca, onde assistentes sociais e educadores distribuiram material explicativo sobre o serviço. Além disso, foi exibido vídeo sobre o trabalho.
- Retirar uma criança ou adolescente do convívio familiar, mesmo por medida protetiva, sempre é muito traumatizante para eles. O que queremos é vê-los cada vez menos institucionalizados. E para isso, nada melhor que uma família substituta que dê acima de tudo amor, carinho e orientação. Por esse motivo estamos ampliando o número de vagas para Família Acolhedora. Nossa meta é em, até dois anos, reduzir em 50% o número de crianças e adolescentes em abrigos públicos, dando a eles a oportunidade, mesmo que temporariamente, de conviver com uma família - ressaltou o subsecretário municipal de Desenvolvimento Social, Rodrigo Abel.
Desde que o Faco foi criado, há 18 anos, cerca de três mil crianças e adolescentes já passaram pelo programa. Atualmente, são 185 acolhidos e 125 famílias habilitadas. O objetivo do Faco é a proteção e a garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de violência doméstica. Eles são temporariamente afastados de suas famílias de origem por determinação judicial e acolhidos por uma família voluntária em um ambiente sadio e seguro. No período de acolhimento, a família acolhedora e a família de origem são acompanhados por uma equipe multidisciplinar da SMDS.
O acolhedor passa por um curso e tem que participar dos encontros de capacitação continuada que ocorrem trimestralmente, além dos atendimentos semanais com o psicólogo e a assistente social do Programa. As famílias acolhedora recebem R$ 688,00 de ajuda de custo. No caso de crianças e adolescentes com necessidades especiais, o auxílio aumenta para R$ 1.000,00.
Aos interessados em se tornar voluntários, o ônibus estará no Calçadão de Campo Grande na sexta-feira (24) e, no domingo (26), na Praia de Ipanema. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a coordenação do programa, pelo telefone 2976 1527.