Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
 
 
 


 
 
 
 

 

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito entrega reservatório de águas pluviais da nova Praça Varnhagen

12/06/2016 13:00:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: Paula Johas


O prefeito Eduardo Paes entregou, neste domingo (12/06), mais um legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a cidade. Com capacidade de armazenar 43 milhões de litros, o reservatório de águas pluviais da nova Praça Varnhagen integra o Programa de Controle de Enchentes da Grande Tijuca, elaborado para minimizar os problemas causados pelas históricas inundações da região. Este é o quinto "piscinão" — como são popularmente conhecidos — construído no subsolo do bairro, que já contava com três reservatórios na Praça Niterói e outro na Praça da Bandeira, ampliando a capacidade de armazenamento para 129 milhões de litros de água.

 


— É mais uma obra com inspiração olímpica que a prefeitura entrega com muito capricho, haja vista a praça totalmente reurbanizada, trazendo qualidade de vida à população. Falta apenas o desvio do Rio Joana para finalizar essa intervenção complexa que demanda esforço e tempo — disse Paes, que visitou o reservatório no subsolo da praça.

 


O piscinão da Varnhagen foi construído numa área de 3.502 metros quadrados. Sua estrutura é composta de um conjunto de bombas, responsáveis por manter o controle de fluxo de entrada e saída de água do canal, sala de controle operacional e painel de controle. O novo reservatório vai operar em sintonia com os outros quatro construídos na região. O localizado na Praça da Bandeira opera com capacidade de 18 milhões de litros, e os três da Praça Niterói, recebem, juntos, 58 milhões de litros.

 


— Esse reservatório comporta até 43 milhões de litros de água procedentes do Rio Maracanã, que podem ser armazenados contribuindo para evitar o alagamento. Toda a água que passa pela rede de águas pluviais do entorno da praça seguirá para o reservatório e, conforme a capacidade da rede de drenagem, os volumes serão liberados aos poucos. A obra é uma estrutura de 24 metros de profundidade, o que equivale a um prédio de oito andares — explicou o secretário municipal de Saneamento e Recursos Hídricos, Pierre Batista.

 


A entrega do reservatório marcou a inaugração da nova Praça Varnhagen, um dos principais pontos de encontro e polo gastronômico da Tijuca, conhecido como Baixo TIjuca. Totalmente reurbanizado, o espaço ganhou uma nova área de lazer, com aparelhos de ginástica, brinquedos infantis, mesas de jogos, quiosque, pista de patinação e jardins. O local é conhecido por intensa circulação noturna, especialmente nos fins de semana, devido à quantidade de lojas e restaurantes localizados no entorno da praça. Em breve, uma Academia da Terceira Idade será instalada no local.

 

Moradora de um prédio na Rua dos Artista, a analista de sistemas Daniele Fernandes, 37, levou a filha Maria Luisa, 3, para o conhecer o novo espaço infantil da praça:

 


—Demorou, mas valeu a pena. Estávamos sem opção de lazer para as crianças na área, mas agora temos duas praças reformadas e urbanizadas, a Varnhagen e a Niterói. Sinto-me segura em trazer minha filha para brincar neste espaço.

 


Em companhia dos cachorrinhos Vitória e Fred, a moradora há 10 anos da Rua Almirante João Cândido do Brasil, que fica em frente à praça, Célia Oliveia, 56, reconheceu que o resultado das obras foi melhor do que o esperado:

 


— Lembro das inundações aqui e via paus e outros objetos sendo levados pela correnteza. Acredito que, a partir de agora, não veremos cenas tão feias. Foi um tempo de muita poeira e barulho durante as obras, mas jamais poderia imaginar que ficaria tão lindo. Dá gosto de vir aqui.

 


A professora de tai-chi-chuan Mara do Souto da Silva Sá, 64, voltou a reunir alunos e amigos na praça para mais uma aula. Há 32 anos morando na Avenida Maracanã, ela pensou que o projeto jamais sairia do papel:

 


— O renascimento da atividade de tai-chi numa praça tão bonita, que tem um reservatório com a função de evitar enchentes, é um conjunto de coisas que parecia impossível de ser realizado, mas a prefeitura cumpriu o que prometeu. Estou satisfeita com tudo isso.

 


Além dos reservatórios, também integra o Programa de Controle de Enchentes da Grande Tijuca o desvio de parte do curso do Rio Joana para a Baía de Guanabara. Esta obra está em andamento e tem previsão de conclusão no segundo semestre deste ano. O novo trajeto do rio é considerado o maior túnel de drenagem do Brasil — exclusivo para a passagem de água de chuva — em uma área densamente povoada e urbanizada de uma metrópole brasileira, com 3.412 metros, dos quais 2.400 são túneis e 1.012 galeria.

 


Os "piscinões" servirão para reservar a água da chuva de eventos intensos, acumulando os volumes e amortecendo os picos das vazões (volume/tempo), evitando transbordamento de rios e enchentes. A água será liberada de forma controlada para rede de drenagem e cursos d'água, retardando a ida dos volumes para a parte baixa e impedindo os alagamentos. O reservatório da Praça da Bandeira tem a função de captar as águas da drenagem local, diferente dos demais que são para conter as águas dos rios Trapicheiros (Rua Heitor Beltrão), Joana (Praça Niterói) e Maracanã (na Praça Varnhagen.

 


O Programa de Controle de Enchentes da Grande Tijuca é uma ação ambiental que está reduzindo os riscos das históricas inundações na região, uma reivindicação de décadas dos moradores da Tijuca e dos bairros adjacentes. A construção dos reservatórios foi a solução técnica encontrada pela prefeitura para receber a água das chuvas, servindo para amortecer os grandes volumes em momentos de pico, principalmente no período mais chuvoso, durante o verão. A água é armazenada e liberada de forma controlada, evitando enchentes e alagamentos.




Serviços Serviços