11/06/2016 15:56:00
Fiscais do Procon Carioca inspecionaram, nesta quinta e sexta-feira (10/06), 12 motéis das zonas Norte, Sul e Oeste da cidade. A operação ocorreu às vésperas do Dia dos Namorados com base no Código de Defesa do Consumidor. Cinco estabelecimentos foram multados.
Os agentes verificaram as condições de higiene dos estabelecimentos, o prazo de validade dos alimentos e o cumprimento de leis que obrigam a apresentação de folhetos sobre a prevenção da Aids e a exposição de cartazes informando a proibição da entrada de crianças e adolescentes.
A operação conferiu as normas como a venda de preservativos masculinos e femininos a preço de custo e a disponibilidade de cardápios em braile. Outros itens fiscalizados foram os extintores de incêndio e os certificados da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.
Um dos casos mais graves foi o do Hotel Palácio do Rei, na Rua Haddock Lobo, 331, na Tijuca. A equipe descartou 45,8 kg de alimentos impróprios para o consumo e constatou falta de higiene na cozinha. Não havia cartazes informando a proibição da entrada de crianças e adolescentes, nem certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros. Os preservativos femininos não estavam disponíveis para venda.
No Hotel Cartago, na Rua Cachambi, 713, no Cachambi, foram inutilizados 79,4 kg de alimentos fora dos padrões. Não foi apresentado o certificado do Corpo de Bombeiros, nem cardápios em braile.
No Escort Motel, na Estrada da Gávea, 674, em São Conrado, não havia folhetos sobre a prevenção da Aids e três preservativos femininos foram recolhidos porque estavam fora da validade.
O Dunas Motel, na Avenida das Américas, 2.211, na Barra da Tijuca, não havia os certificados do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Faltaram também preservativos para venda e folhetos sobre a prevenção da Aids.
No Te Adoro Hotel, na Rua Teodoro da Silva, 742, em Vila Isabel, não foram encontrados preservativos femininos e os extintores de incêndio estavam com prazo de validade vencido há quase um ano.
Os cinco motéis foram multados, cada um, em 200 Ufirs, o que corresponde a R$ 600,46. A cada reincidência, haverá um acréscimento de 50% no valor da multa. Os hotéis Palácio do Rei e Cartago serão autuados também pelos alimentos sem condições para consumo.
— O Dia dos Namorados é uma época que aumenta bastante a procura pelos motéis. Por isso, é importante que estejam em condições de atender o consumidor sem representar riscos à saúde e à segurança — explicou a subsecretária do Procon Carioca, Renata Ruback.
Não foram encontradas irregularidades nos seguintes motéis
Bambina Hotel
Panda Hotel
Vip´s Motel
Gallant Hotel
Corinto Hotel
Hotel Magnus
De Maio Hotel