10/06/2016 15:29:00 » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano
O prefeito Eduardo Paes inaugurou, nesta sexta-feira (10/06), a Clínica da Família Eidmir Thiago de Souza, em Cordovil, na Zona Norte do Rio, que beneficiará 18 mil moradores da região. Esta é a 90ª unidade da cidade. Por mês, seis equipes de saúde da família e três de saúde bucal realizarão cerca de 2,4 mil consultas médicas, além de outros procedimentos e serviços. A cobertura da Estratégia de Saúde da Família do município é hoje de 55%.
- As Clínicas da Família são equipamentos que cuidam da saúde das pessoas e previnem doenças. Ela permite que a população que não tem acesso ao plano de saúde privado, ou que tem um plano ruim, possa ser atendida com dignidade. O grande problema da Saúde do Rio nunca foi falta de hospital. O problema é que as pessoas ficavam doentes porque não preveniam as doenças e iam para o hospital por qualquer motivo. Em 2009, tínhamos 3,5% dos cariocas com atendimento básico de saúde e vamos chegar a 70% até o final deste ano, com os cariocas vivendo mais, melhor, com mais disposição e qualidade de vida – disse Paes.
Localizada na Rua Cordovil, 1.242, a clínica de Cordovil contará com as equipes Júpiter, Rosas, Cordovil, São Sebastião, Melgaço e Laguna. O investimento foi de R$ 5,2 milhões. A unidade faz parte da Área de Planejamento (AP) 3.1, que abrange os bairros Bonsucesso, Brás de Pina, Complexo do Alemão, Cordovil, Ilha do Governador, Jardim América, Manguinhos, Maré, Olaria, Parada de Lucas, Penha Circular, Penha, Ramos e Vigário Geral.
Com a inauguração, a AP 3.1 (Ilha do Governador e Leopoldina) passa a ter 67% de cobertura de saúde da família, com 44 unidades na região, sendo 13 clínicas da família, 18 centros municipais de saúde, duas policlínicas, três hospitais, cinco centros de atenção psicossocial (CAPS), duas UPAs e uma Coordenação de Emergência Regional (CER Ilha).
- Antes as pessoas tinham que se deslocar muito para chegar até a Cidade Alta ou Irajá, onde encontravam atendimento mais próximo, e, agora, elas passarão a frequentar essa clínica aqui, muito bem montada e de muita qualidade – destacou a subsecretária municipal de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Betina Durovni.
Para a dona de casa Milta de Oliveira, 84 anos, moradora do bairro há 44 anos, a nova unidade de saúde ao lado de casa vai ajudar muito:
- Estou com uma artrose danada e não vejo a hora de começar a me cuidar. Hoje, me trato no Posto Dionísio Lins, em Irajá, mas com essa artrose não estou conseguindo ir até lá porque sinto muita dor nas pernas. Agora, com essa clínica no quintal de casa, não vou mais precisar pegar ônibus para buscar tratamento. Estou maravilhada com tudo o que vi aqui hoje. Essa clínica está linda e com tudo de primeira qualidade.
A nova clínica possui, além dos consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. Na unidade, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, entre outros. Eles também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de mais de 200 itens da Atenção Primária.
Moradora de Cordovil há mais de 50 anos, a dona de casa Maria do Carmo de Sousa Soares, 73 anos, não vê a hora de marcar a sua primeira consulta:
- Uma clínica dessa era tudo o que faltava aqui no bairro. Não vejo a hora de começar a me tratar aqui, principalmente ir ao dentista. Quero ficar com um novo sorriso. Nem me lembro quando foi a última vez que fui em um, mas fiquei tão feliz quando soube que teria dentista aqui. Além disso também vou usar a academia carioca para me exercitar.
O Programa Academia Carioca da Saúde promove atividades físicas associadas ao acompanhamento de saúde, ajudando na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida do carioca. O espaço conta com diversos aparelhos, nos quais os usuários farão os exercícios sob a supervisão de um educador físico, além de uma equipe de saúde.
As Clínicas da Família são um projeto inovador, criado em 2009, que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Com a implantação das clínicas, o Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país.
O nome da nova clínica da família é uma homenagem a Eidimir Thiago de Souza, que foi conselheiro distrital de saúde da AP 3.1 desde 1991. Por ser morador e militante durante anos, lutou pela melhoria das condições de saúde dos moradores que residem no bairro de Cordovil. Eidimir faleceu em 5 de setembro de 2014.
Imagens relacionadas:
