Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura mais uma Escola do Amanhã na Zona Oeste

09/06/2016 18:50:00  » Autor: Ricardo Albuquerque # Fotos: Paula Johas


O prefeito Eduardo Paes inaugurou, nesta quinta-feira (09/06), a Escola Municipal Primário Yolis da Silva, em Inhoaíba, na Zona Oeste, que atenderá 720 estudantes em tempo integral. Construída por meio da Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, a mais nova unidade escolar da cidade vai formar e ensinar alunos de 6 a 11 anos do Ensino Fundamental, com mais tempo de aula de português, matemática e ciências. O turno de sete horas funciona das 7h30 às 14h30, com pausas para lazer e alimentação. 

 

 

— Não é à toa que a Fábrica de Escolas homenageia o saudoso governador Leonel Brizola. Ele sabia da importância do aluno permanecer o maior tempo possível na escola, por isso é uma alegria entregar mais uma escola de qualidade, com conforto, ensino em tempo integral e professores dedicados. Esse é o modelo que garante a construção de uma sociedade melhor, já que o futuro de crianças e adolescentes começa aqui — disse o prefeito.

 

 

Uma das metas estratégicas é ter, até o fim de 2016, 35% dos alunos da rede municipal estudando em tempo integral, em turno de sete horas. Entre as medidas adotadas para alcançar esta meta está o Programa Fábrica de Escolas do Amanhã, onde os alunos passam mais tempo estudando em escolas organizadas exclusivamente por segmento. Até dezembro, terão sido entregues 119 unidades escolares, sendo 110 pelo Fábrica de Escolas do Amanhã. Ao longo dos últimos oitos anos, terão sido construídas mais de 300 unidades de ensino.
 

 

 

— Quando o professor trabalha em apenas uma escola, tem tempo de planejar melhor as aulas e prestar mais atenção em cada aluno. Nas unidades onde há o turno único, podemos observar que o ensino é mais qualificado. Na verdade, é um orgulho ter na rede municipal um projeto pedagógico de qualidade como esse — explicou a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.
 

 

 

Coordenado e executado pela Riourbe, órgão da Secretaria Municipal de Obras (SMO), o programa Fábrica de Escolas reúne preceitos construtivos de modularidade, racionalidade, pré-fabricação, segurança, sustentabilidade, ergonomia, economia, conforto térmico, acústico e eficiência energética com emprego de materiais sustentáveis. As estruturas das unidades são de um sistema construtivo mais ágil, compostas por elementos pré-fabricados que garantem a sustentabilidade e rapidez na construção.

 

 

— Este modelo adotado pela prefeitura privilegia o bem-estar dos alunos, por isso a comunidade do entorno e de bairros próximos aprovou. Outro fator positivo é que essa inauguração desafogou outras escolas já que a procura por vagas é grande em virtude desta região ter crescido e continuar crescendo muito — esclareceu a diretora da Escola Municipal Primário Yolis da Silva, Suely Fernandes.

 

 

Mãe de Marcus Vinicius, de 10 anos, que estuda no 4º ano da Escola Municipal Primário Yolis da Silva, a dona de casa Tatiana Vieira da Silva, 29, está satisfeita com a escola recém-inaugurada:

 

 

— O tempo que ele ficava na rua, agora fica na escola e aprende mais. Isso tudo representa a evolução do ensino e para nós, que moramos na Zona Oeste, faz muita diferença a criança receber refeição e passar horas na escola. Agora penso no futuro do meu filho menor, o Samuel, que frequenta a creche e, em breve, vai estar matriculado aqui.

 

Para a estudante do 4º ano, Leandra Soares de Lima, 9, a nova escola trouxe um benefício que ela adora:

 

 

— Acordar cedo não é o problema. O chato é na hora de ir embora porque a gente sabe que acabou, mas adoro passar as horas aqui, estudando, brincando, lendo. Por mim, eu moraria aqui.

 

 

As unidades que integram o programa estão instaladas em pontos estratégicos das zonas Norte e Oeste da cidade, nos bairros da Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu e Sepetiba. A localização facilita a logística de transporte e estocagem de material para as construções das escolas. Além de Campo Grande, Cosmos, Santíssimo, Inhoaíba e Sepetiba, entre os bairros que serão beneficiados pelas fábricas estão Maré, Madureira, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna, Realengo, Santa Cruz, Jacarepaguá e Nova Sepetiba.

 

Todos os ambientes escolares recebem tratamento acústico para garantir o conforto dos alunos e do corpo docente. Para isso foram empregados forros e painéis de vedação termo acústicos e esquadrias especiais. Os prédios possuem fachadas duplas com brises soleil, protegendo-os contra a incidência direta do sol e permitindo a passagem de correntes de ar, tornando os espaços escolares mais confortáveis e arejados. As fachadas duplas são elementos fundamentais para diminuir a temperatura no interior da edificação com economia de energia, otimizando o de uso de aparelhos condicionadores de ar.

 

 

Desde 2009, a prefeitura inaugurou na 9ª Coordenadoria Regional de Educação, que administra a área e o entorno que vai receber a nova unidade, 26 Espaços de Desenvolvimento Infantil e 11 escolas. Até o fim de 2016, a expectativa é que toda a região receba mais 11 novas unidades, sendo seis EDIs e cinco escolas.  


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços