Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio se destaca entre as cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento

08/06/2016 15:56:00


Entre as 50 cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento, o Rio de Janeiro conquistou a segunda posição na classificação geral do estudo Connected Smart Cities. Produzido pela Urban Systems em parceria com a Sator, a partir do levantamento das principais publicações nacionais e internacionais de 2015 sobre o tema cidades inteligentes, conectadas e sustentáveis, o estudo avaliou 700 municípios brasileiros. São Paulo ficou em primeiro lugar e Curitiba em terceiro no ranking. O anúncio aconteceu, nesta quarta-feira (8/06), durante a abertura do evento "Connected Smart Cities 2016", no Armazém da Utopia, no Cais do Porto.

 

A cidade do Rio ficou entre as dez melhores colocadas em Mobilidade, Tecnologia e Inovação, Saúde, Educação, Economia e Empreendedorismo. Nas duas últimas categorias, o Rio aparece em primeiro lugar por sediar polos tecnológicos e mais de 20 incubadoras de empresas na cidade. Além disso, o município também representa 50% do PIB do estado (US$ 60 bilhões), com a menor taxa de desemprego e a maior de investimento do Brasil.

 

De acordo com o levantamento, a primeira posição do Rio de Janeiro em Economia se deu pelo fato de que a cidade possui, em relação às demais concorrentes, menor taxa de endividamento, com destaque para a gestão de recursos utilizados na infraestrutura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O sucesso das ações se deve a um "planejamento eficaz e constante acompanhamento das contas públicas". A cidade também apresentou maior índice de empregos por população economicamente ativa e taxa de 82% de empregos não relacionados com a administração pública.

 

No setor de Empreendedorismo, destacaram-se também os investimentos do governo municipal do Rio no desenvolvimento de startups (empresas que buscam explorar atividades tecnológicas inovadoras no mercado) e microempresas das mais diversas áreas de atuação. Tais investimentos se refletem na taxa de crescimento na abertura de Microempresa Individual (MEI), índice de 27% maior que a média brasileira. Outra iniciativa bem-sucedida é a presença de empresas de diferentes campos de atuação para oferecer serviços durante os Jogos Olímpicos, deixando um legado de formação para seus gestores.

 

A capacidade do Rio de Janeiro de criar e executar projetos estruturantes e inovadores, como as Naves do Conhecimento e a implantação de transportes sustentáveis - BRT (Bus Rapid Transit) e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) -, também foi fundamental para a sua colocação.

 

Nesta edição, foram avaliados onze eixos setoriais: Mobilidade, urbanismo, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Governança, Educação, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Economia. Além do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, outras sete cidades obtiveram bons desempenhos: Brasília, Belo Horizonte, Vitória, Florianópolis, Barueri, Recife e Campinas.

 

- O ranking é produzido a partir do conceito de cidades inteligentes, que tem como princípio o aproveitamento das tecnologias para ajudar a solucionar os problemas dos grandes centros urbanos - destacou a diretora-executiva da Sator, empresa idealizadora e organizadora do evento, Paula Faria.

 

O "Connected Smart Cities 2016", que acontece até esta quinta-feira (9) na Região Portuária da cidade, reúne prefeitos de diversas cidades e representantes do setor de tecnologia para a discussão de caminhos que precisam ser percorridos para que uma cidade se torne inteligente e conectada.  Além da apresentação de cases de cidades inteligentes no mundo e exemplos que podem ser seguidos pelos municípios brasileiros, os participantes terão a oportunidade de debater os seguintes temas: "As Parcerias Público-Privadas (PPP's) como aliadas desses municípios para a execução de projetos estratégicos: os desafios para modelagem"; "Como criar um modelo de Smart Cities resiliente e eficiente no modelo de energia?"; "Impacto da gestão de transportes nas cidades"; e as "Premissas para a criação de modelagem para estruturação de projetos de cidades inteligentes".

 

O ranking completo, bem como detalhes sobre cada uma das categorias, pode ser conferido no site do evento.




Serviços Serviços