Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito apresenta novo pavilhão do Riocentro para os Jogos Rio 2016

11/05/2016 15:51:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: J.P. Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes apresentou, nesta quarta-feira (11/05), o novo pavilhão do Centro de Convenções Riocentro, um dos legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na Barra da Tijuca. Com 7,5 mil metros quadrados e arquibancadas provisórias com capacidade para nove mil espectadores, o Pavilhão 6 será a sede das competições de boxe (olímpico) e vôlei sentado (paralímpico). Após os Jogos, o local abrigará um anfiteatro, com três mil assentos e capacidade total de público de 12 mil pessoas, que completará o Complexo do Riocentro e servirá para receber espetáculos culturais, convenções e congressos de grande porte.

 


- Esse novo espaço tem uma estrutura completamente diferenciada e que completa o Complexo do Riocentro, um legado de atividade econômica muito importante para a cidade. A entrega desse pavilhão é um momento simbólico, mostra que apesar da crise econômica pela qual passa o país estamos entregando os equipamentos olímpicos com os quais nos comprometemos - disse Paes.

 


O novo pavilhão tem uma arquitetura até então inédita no Rio, já que foi construído de forma que todas as pilastras de sustentação ficassem fora da área útil. Os dutos de ar condicionado foram elaborados com materiais leves, que podem ser facilmente acomodados no teto e ao redor da estrutura, cujo pé direito tem 15 metros. Idealizado para receber grandes públicos, o espaço também tem uma área externa para pequenos eventos.

 

 

 


A construção do Pavilhão 6 e as adaptações necessárias nos outros pavilhões – como melhorias nos sistemas de prevenção de incêndio, acústica, água e esgoto – ocorreram sem utilização de recursos públicos. As obras, orçadas em cerca de R$ 50 milhões, foram realizadas pela GL events, que administra o Riocentro desde 2006. Como contrapartida, a Prefeitura do Rio estendeu por 30 anos o contrato de concessão da Arena Rio (antiga HSBC Arena), também administrada pela empresa e sede das competições de ginástica dos Jogos Rio 2016.

 


- Esse pavilhão completa o projeto original. Essa construção vai permitir a atração de vários eventos, gerar renda e novos empregos. Sem dúvida nenhuma é um legado gerador de receita para a cidade – afirmou o presidente da GL events no Brasil, Arthur Repsold.

 


Além do Pavilhão 6, outros três espaços do Riocentro receberão competições olímpicas e paralímpicas: o Pavilhão 2, será sede do levantamento de peso e halterofilismo paralímpico; o Pavilhão 3, abrigará o tênis de mesa olímpico e paralímpico; e o Pavilhão 4, receberá o torneio de badminton.

 


- Esse é um legado de transformações importantes e dignas de exemplo, como as mudanças na mobilidade urbana, infraestrutura viária e ampliação da rede hoteleira no entorno do Riocentro. Vamos mostrar ao mundo que as transformações no Rio são as maiores que já existiram em uma cidade olímpica – disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.  


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços