Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Naves do Conhecimento ganham mais um prêmio internacional para o Rio

10/05/2016 08:21:00


O projeto das Naves do Conhecimento trouxe mais um importante prêmio internacional para o Rio de Janeiro. Na última quinta-feira (5/05), o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, foram contemplados "Visionários do Ano" pelo Intelligent Community Forum (ICF). Como justificativa, o fórum destacou o fato de as oito naves existentes disseminarem o conhecimento e promoverem a igualdade de oportunidades em regiões carentes, ajudando a integrar a cidade. Com sede em Nova York, o ICF é um movimento global de mais de 300 cidades, criado para pensar e promover práticas de comunidades inteligentes no uso da tecnologia.
 

 

- Este prêmio significa um reconhecimento público do projeto, que consolida um espaço de integração de educação formal e informal; de capacitação de novas habilidades do terceiro milênio; de oportunidades de empregabilidade que a internet oferece; e de garantia de um direito à informação e ao conhecimento dos setores mais carentes da sociedade - disse o secretário Franklin Coelho, lembrando que em 2015 o Rio ficou entre as sete cidades mais inteligentes do mundo na premiação concedida pelo ICF.

 

 

O prêmio "Visionário do Ano" é entregue desde 2005 a indivíduos ou organizações que assumem um papel de liderança na promoção da tecnologia de banda larga e suas aplicações para uma utilização humana essencial e transformadora. As Naves do Conhecimento oferecem salas de aula multimídia, laboratórios, bibliotecas digitais, áreas de lazer e um cinema. Os espaços proporcionam aos jovens moradores das comunidades um treinamento de habilidades em TI, robôs, gráficos, web design e produção de vídeo.

 

 

-  O projeto das Naves do Conhecimento prova que a infraestrutura necessária para superar o fosso digital de uma cidade pode vir de dentro dos bairros comunitários, ao usá-los como hubs. Para uma revolução tecnológica, é preciso um renascimento das comunidades e, para isso, é necessário que haja uma ponte para que as pessoas tenham acesso à tecnologia, dando a todos uma chance igual de acesso ao conhecimento e ao desencadeamento do potencial humano em todas as suas muitas formas. O Rio tem essa ponte, que são as Naves do Conhecimento - disse o co-fundador do ICF, Louis Zacharilla.

 


 

No texto de justificativa, o ICF destacou a importância de eventos globais realizados no Rio, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, para atrair investimentos num momento em que os olhos do mundo estão sobre a cidade:  "trabalhando com empresas como a Cisco e Embratel, a Prefeitura do Rio desenvolveu as Naves de Conhecimento com um objetivo de preparar a população para uma força de trabalho do conhecimento para os próximos eventos internacionais. Além de dar suporte a uma maior economia global de banda larga, de uma forma que não é possível realizar nas escolas públicas (...) Para ambos os parceiros -  públicos e privados - o programa é exitoso: O Rio tem uma maneira de educar seus cidadãos e desenvolver uma força de trabalho do conhecimento, e as empresas têm agora uma mão de obra com maior potencial para expansão de negócios em mercados da América Latina".

 

 

A entrega do prêmio será durante a Cimeira Anual do ICF (Summit 2016), de 13 a 17 de junho em Columbus, nos Estados Unidos. A Cimeira ICF é um encontro anual de prefeitos, administradores regionais, CEOs e diretores de desenvolvimento econômico de cidades, estados e regiões ao redor do mundo para dialogar  sobre ideias para o uso de tecnologia da informação e comunicação para construir comunidades prósperas, inclusivas e sustentáveis.

 

 

 

As Naves do Conhecimento conquistaram pela primeira vez um prêmio internacional em 2014, ao vencer pelo voto popular o Architizer A+ Awards, em Nova York, o maior prêmio internacional de arquitetura. Ano passado, o projeto ganhou o prêmio Participação Cidadã, da Associação Hispanoamericana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicação (AHCIET), durante o XIV Encontro Iberoamericano de Cidades Digitais, em Quito, no Equador. Também em 2015, as naves ajudaram o Rio a ficar entre as sete cidades mais inteligentes do mundo - após dois anos entre as 21 mais. O ICF citou ainda o Centro de Operações (COR), a Central de Atendimento ao Cidadão 1746, o Data.Rio e as Casas  Rio Digital como projetos símbolo do Rio cidade inteligente.

 

 

A primeira Nave do Conhecimento foi inaugurada em junho de 2012, em Santa Cruz. Atualmente são oito espaços tecnológicos nas zonas Norte e Oeste da cidade: Irajá, Madureira, Nova Brasília (no Complexo do Alemão), Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços