Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Chama Olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é acesa na Grécia

21/04/2016 09:22:00  » Autor: Fotos: Comitê Olímpico Helênico e Comitê Rio 2016


A 106 dias do início dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada, nesta quinta-feira (21/04), na Grécia, a cerimônia de acendimento da Chama Olímpica Rio 2016, para marcar o início das celebrações do maior evento esportivo do mundo, que acontece na Cidade Maravilhosa entre os dias 5 e 21/08. A cerimônia aconteceu no Templo de Hera, em Olímpia, na Grécia, onde a Chama foi acesa às 6h53 (horário de Brasília), em cerimônia que evocou as tradições dos Jogos da Antiguidade. Um elenco de 29 atores e 13 dançarinos reviveram o ritual grego. No papel de alta sacerdotisa, a atriz Katerina Lehou acendeu a chama Olímpica com a “skaphia” - espécie de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico. 

 

O acendimento foi marcado pelo ritual de dança das sacerdotisas, uma coreografia de Artemis Ignatiou com música do compositor Giannis Psimadas. Após a apresentação artistica, teve início o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 em solo grego. O ginasta Eleftherios Petrounias - que na última semana conquistou a medalha de prata no evento-teste de ginástica artística - foi o primeiro atleta a conduzir a tocha, percorrendo o Estádio Antigo e seguindo até o Monumento Pierre de Coubertin. Em seguida, o grego entregou a Chama Olímpica para o ex-jogador de vôlei Giovane Gávio, bicampeão olímpico pelo Brasil e primeiro atleta nacional a conduzir a Tocha Olímpica Rio 2016.

 

O Revezamento segue pela Grécia, incluindo a icônica cidade de Maratona (Marathonas), em um percurso de mais de dois mil quilômetros. No total, são 450 condutores da Tocha Olímpica na Grécia, incluindo um refugiado sírio, que carregará a Tocha na zona onde há mais refugiados e migrantes, chamada de Eleonas, a oeste de Atenas. A chegada a Atenas acontece na próxima quarta-feira (27), no Estádio Panathinaiko, dos históricos Jogos Atenas 1896. Na ocasião, será realizado o encerramento do Revezamento grego da Tocha Olímpica, com show do pop star grego Sakis Rouvas, quando a Chama Olímpica passará oficialmente para o Rio 2016.

 

Dias depois, o destino será Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na Organização das Nações Unidas (ONU). No domingo (30), a Chama será levada ao Museu Olímpico, em Lausanne, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI). A tocha desembarca no Brasil no dia 3/05 e percorrerá percorrerá mais de 300 cidades nas cinco regiões do país ao longo de 95 dias, até o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016, no Maracanã, marcando o início da primeira edição dos Jogos na América do Sul. No Brasil, o revezamento passará pelas mãos de 12 mil condutores.

 

- É uma honra viver este sonho. O sonho dos Jogos Olímpicos no Rio, o primeiro na América do Sul. Vamos lembrar esse momento para sempre. Os Jogos Olímpicos brasileiros começam hoje com o acendimento da Chama Olímpica, que significa esperança para todos nós. Ele traz a luz da paz e do espírito de Trégua Olímpica. Ela também traz uma mensagem que pode e irá unir o nosso querido Brasil, um país que vive um momento desafiador na sua busca por um futuro melhor. O Rio está pronto para fazer história. Estamos extremamente orgulhosos de ter chegado tão longe – afirmou o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

 

A cerimônia também contou com as participações do presidente do Comitê Olímpico Internaciona (COI), Thomas Bach, e do peresidente do Comitê Helênico, Spyros Capralos. Bach destacou o poder do esporte para unir as pessoas:

 

- Estamos reunidos hoje sobre os locais sagrados de Olímpia, onde a civilização grega celebrou pela primeira vez os Jogos. Enquanto o mundo se prepara para se reunir no Rio de Janeiro, para os XXXI Jogos Olímpicos, somos lembrados do poder do esporte para unir as pessoas. A partir daqui a Chama Olímpica vai espalhar os valores Olímpicos de tolerância, solidariedade e paz para todos os brasileiros e a todas as pessoas do mundo.  ela primeira vez, os Jogos Olímpicos serão realizados na América do Sul. O Rio de Janeiro fornecerá um palco espetacular para mostrar o melhor do espírito humano. 

 

Primeiro condutor brasileiro da Tocha Olímpica Rio 2016, Giovane afirmou ter sentido o mundo parar, tamanha foi sua emoção por participar da cerimônia:

 

- Receber a Tocha aqui nesse lugar sagrado foi único e estou emocionado. Um daqueles momentos que fica na memória, a sensação de que o mundo parou. Eu ajoelhei, corri e me diverti. Estou aqui representando os atletas e para inspirar os brasileiros. Os Jogos são do Brasil e temos de viver isso intensamente. O esporte não pode ser feito só por conquistas de medalhas, junto com a educação ele pode transformar vidas. Esse é o grande legado que os Jogos vão deixar para o nosso país. 




Serviços Serviços