Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura entrega nova Marina da Glória à cidade e às olimpíadas

07/04/2016 15:06:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos


O prefeito Eduardo Paes apresentou, na manhã desta quinta-feira (07/04), a nova Marina da Glória, um dos principais legados dos Jogos Rio 2016 e palco das competições de vela olímpica. Depois de 34 anos restrita a donos de embarcações, a revitalização da Marina da Glória devolve ao Rio sua orla marítima, uma continuação do Parque do Flamengo que liga as praias de Botafogo e Flamengo ao Aeroporto Santos Dumont. Agora, cariocas e turistas vão poder passear a beira-mar e admirar o trabalho paisagístico elaborado pelo Escritório Burle Marx, responsável pelo projeto original do Parque do Flamengo. 

 

 

 

- Estamos aqui resolvendo um problema que vem desde a criação do Parque do Flamengo. Desde que foi criado o parque, essa acabou não sendo uma marina pública de fato. Então, pela primeira vez, estamos entregando-a à população, que ganhou nesse espaço uma orla, um píer e um conjunto de restaurantes – disse o prefeito, acrescentando que as intervenções feitas no local não contam com recursos públicos:

 

 

 

- Aqui não tem um tostão de dinheiro público, é uma concessão da prefeitura. Temos uma marina com qualidade para ser utilizada nas olimpíadas. Mas, mais do que isso, a cidade inspirada pelas olimpíadas tem a solução de um problema muito antigo.

 

 

 

Com investimentos de R$70 milhões do setor privado, a revitalização foi feita pela BR Marinas e incluiu a reformulação dos píers, a criação de um polo gastronômico e uma nova infraestrutura, com redes de esgoto, elétrica e hidráulica. Com a reforma, as vagas molhadas para barcos passaram de 140 para 415, e as secas, de 70 para 240. Toda a infraestrutura do local foi modernizada e as embarcações ficarão em um ambiente mais seguro. O estacionamento para veículos terá capacidade para 470 vagas. A nova cobertura no pavilhão, com proteção térmica e acústica, substitui uma antiga tenda e abrigará a maior parte da estrutura temporária dos Jogos Olímpicos.

 

 

 

 

Presente na apresentação da nova Marina da Glória, o ministro do Esporte, Ricardo Leyser, falou sobre a entrega de mais um equipamento olímpico:

 

 

 

 

- Aqui na Marina da Glória estamos demonstrando a força do Brasil e a força do setor privado. No momento em que há uma crise, entregamos um equipamento olímpico financiado pela iniciativa privada, não só da concessionária, mas de todos os investidores de restaurantes. Estamos terminando todas as obras e com a sensação de dever cumprido com antecedência, contrariando muitas das expectativas anteriores.

 

 

 

A partir de 13/07, o local será entregue para operação exclusiva do Comitê Organizador, que passará a coordenar a circulação de pessoas dentro do espaço, seguindo as normas adotadas em todas as instalações olímpicas. Após os Jogos, o local promete virar um novo ponto de referência para cariocas e turistas que procuram o Parque do Flamengo como opção de lazer.

 

 

 

 

A nova Marina da Glória conta com quatro restaurantes, uma delicatessen, ciclovia, bicicletários, banheiros e um mirante com vista para o Pão de Açúcar. O local terá ainda lojas náuticas, cursos de vela e de mergulho, a possibilidade de contratar passeios, espaço específico para os pecadores, vestiários e área de convivência para os marinheiros.

 

 

 

 

O diretor geral da Marina da Glória, Pedro Augusto Guimarães, disse que o grande legado é devolver esse espaço para cariocas e turistas utilizarem como opção de lazer:

 

 

 

- Começamos o legado antes, já abrindo ao público hoje. Com a retirada das grades, permitiu-se uma integração dessa área toda à originalidade do parque e à vida do carioca. A pessoa pode vir passear, contemplar a beleza, utilizar os restaurantes e participar dos eventos. Isso é um modelo de operação nova.

 

 

 

A Marina da Glória recebeu dois eventos-teste de vela para os Jogos Olímpicos de 2016, em agosto de 2014 e de 2015. 

 

 

 

Nova Marina da Glória

 

A Marina da Glória é a única marina urbana do país. Além de uma importante referência náutica para a cidade, ela tem localização privilegiada por ficar próxima ao centro do Rio e ao lado do aeroporto, do Museu de Arte Moderna, de uma casa de shows e dentro do Parque do Flamengo, a maior área de lazer da cidade. A caminhada entre a marina e o aeroporto será possível graças à reforma nos píers flutuantes, que foram posicionados de uma forma em que haverá apenas uma entrada e saída para se chegar até os barcos, o que facilita o processo de fiscalização. Ou seja, o calçadão que margeia o mar, que antes era exclusivo dos donos de embarcações, ficará livre para a população. 

 

 

O carioca vai ganhar um espaço com ciclovia, mirante muitas árvores nativas. Tudo isso com direito a contemplar um dos principais cartões postais da cidade e do Brasil, o Pão de Açúcar. Assim será a nova área pública da Marina da Glória, projetada pelo escritório Burle Marx, responsável pelo projeto original do Parque do Flamengo, o que garante a total integração do espaço com o seu entorno. As obras na área da esplanada vão começar logo após os Jogos Paralímpicos com o objetivo de integrar a marina ao Parque do Flamengo.




Serviços Serviços