30/03/2016 14:03:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Paula Johas
O prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã desta quarta-feira (30/03), a Clínica da Família Barbara Mosley de Souza, no Anil, Zona Oeste da cidade. A nova unidade beneficiará 21 mil moradores das comunidades Araticum, Canal do Anil e Sertão. Esta é a 87ª Clínica da Família da cidade, onde, atualmente, 51% dos cariocas têm cobertura de saúde integral. A meta da Prefeitura do Rio é chegar a 70% dos moradores do município atendidos pelo Programa de Saúde da Família.
- Essa Clínica da Família e outras quase 70 que estamos fazendo na cidade devemos muito à Câmara de Vereadores que, ao longo dos últimos anos, economizou R$ 230 milhões do orçamento deles e doou esse dinheiro para a prefeitura construir clínicas da família. Quando chegamos a mais de 50% de cobertura da população com o Programa de Saúde da Família, estamos invertendo um quadro de abandono de muitos anos. Aqui, as pessoas resolvem 80% dos problemas de saúde da família – explicou o prefeito.
Com investimentos de R$5,2 milhões, a nova unidade de atenção básica da cidade conta com sete equipes de saúde da família e três equipes de saúde bucal. No local, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros serviços.
- Chegamos a 100% de cobertura do Programa Saúde da Família na Gardênia Azul e em Rio das Pedras. Com a inauguração dessa clínica, estamos cobrindo 100% de cobertura aqui no Anil, que está em festa hoje. Estamos começando a primeira inauguração desse complexo onde está sendo feito dragagem, canalização de rios, escolas, clínicas da família, Minha Casa, Minha Vida, ou seja, dignidade para o Anil – destacou o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo.
Na Clínica da Família os pacientes também podem retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. O novo espaço de saúde conta com consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia e almoxarifado.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, falou da importância desta nova unidade de saúde para a região:
- Essa inauguração é muito especial para a Secretaria de Saúde. Aqui no Anil o posto de saúde era cheio de escadas e de difícil acesso. Esperamos que essa clínica possa ser um sonho, não só dos funcionários da Secretaria de Saúde, mas de toda a população. Aqui vamos cuidar do pré-natal, da hipertensão, do diabetes. Em 2008, a Prefeitura do Rio gastava só 15%, o mínimo condicional em saúde. Hoje gastamos 22% e é por isso que temos estruturas melhores, mais profissionais e uma capacidade melhor de atendimento.
Essa Clínica da Família faz parte da Área de Planejamento (AP) 4.0, que abrange os bairros Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena. Com esta inauguração, a área passa a ter 19,86% de cobertura de saúde da família.
Moradores da comunidade Canal do Anil há 12 anos, o casal de aposentados Olívia de Luna, de 74 anos, e José de Lima, de 70, estavam esperançosos na inauguração da clínica da família próximo à casa deles:
- Nós dois somos hipertensos e precisamos de acompanhamento com frequência. Com essa clínica perto de casa e toda bem equipada esperamos receber todo o atendimento de saúde que necessitamos – disse Olívia.
A SMS tem 27 unidades na região, sendo cinco Clínicas da Família, dez centros municipais de saúde, uma UPA, uma policlínica, três hospitais, três centros de atenção psicossocial, uma CER, duas unidades psiquiátricas (instituto e hospital) e um hospital maternidade.
Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. As clínicas da família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia e almoxarifado.
A vendedora Maria Tamara Souza, 22 anos, acredita que a nova unidade de saúde vai facilitar o atendimento à família quando necessário:
- Às vezes pagava consulta particular para ter atendimento e agora espero ser atendida aqui. Nossa comunidade precisava de uma clínica da família com todos os serviços de saúde necessários para a população – disse Maria, que estava na companhia do marido, da filha e da sobrinha.
O nome da nova Clínica da Família é uma homenagem à Barbara Mosley de Souza, enfermeira e missionária no Brasil, que atuava em favor da justiça social e participou de ações e atividades beneficentes. Ela foi a fundadora da Organização Não-Governamental Associação de Saúde Educadores Comunidade, que promoveu curso de Formação de Educadores de Saúde Comunitária para voluntários. Aposentada, Barbara está com 85 anos e mora no estado americano de Winsconsin (EUA).
Imagens relacionadas:
