Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu

26/03/2016 15:23:00


A Prefeitura do Rio inaugurou, neste sábado (26/03), a Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, Zona Oeste da cidade. Depois de seis meses de obras, o novo espaço marca a chegada de uma  modalidade de equipamento cultural que traz mais conforto e segurança para o público e para artistas.

 

 

Acompanhado do secretário municipal de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, e de Hermeto Pascoal - artista que dá nome ao espaço -, o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero falou sobre a importância da nova areninha: 

 

 

- Este local é uma referência para a Zona Oeste, tem uma vocação que vai muito além da fruição cultural. As arenas, areninhas e lonas estimulam a cultura local.

 

 

Durante a inauguração, atividades ao ar livre com a dupla de palhaços do Geleia Zapt e contação de histórias com a Cia Articule foram as atrações para adultos e crianças. À noite, a partir de 17h30, a areninha abre as portas para os shows do ChororoSambô e do Itiberê Zwarg & Grupo, com participação do músico que batiza o equipamento cultural, Hermeto Pascoal. 

 

 

Referência para toda a Zona Oeste, o equipamento cultural localizado na Praça 1º de Maio, em Bangu, está preparado para receber com conforto o público e artistas locais e grandes nomes da cultura carioca. Camarim, palco e piso foram totalmente reformados. Na parte externa, o tradicional varandão e toda a área ao redor foram recuperados. Na reforma, o revestimento em lona dos equipamentos foi substituído por um material mais resistente e com tratamento acústico apropriado. As Areninhas Cariocas contam com ar-condicionado, acessibilidade para pessoas com deficiência, além de novos camarins, arquibancadas e piso. 

 

 

- Hoje, com a Areninha Carioca o pessoal das artes, do circo e da música têm um lugar próprio para espalhar cultura pelos bairros - afirmou Pedro Paulo.

 

 


A nova areninha é um dos três equipamentos culturais da Zona Oeste contemplados pelo programa Recultura, que está requalificando teatros, lonas e centros culturais da Prefeitura do Rio em toda a cidade. Até o fim de abril serão devolvidos à população o Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, na Praça Seca, e a Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo.

 



Em abril e maio, haverá ampla programação com shows de atrações locais e peças teatrais de artistas consagrados, como A Descoberta das Américas e Antologia do Remorso.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços