Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Nova frente de obras altera o esquema de trânsito na Avenida Brasil a partir de domingo

04/03/2016 11:41:00


A Prefeitura do Rio informa que uma nova frente de obras do BRT Transbrasil, na Avenida Brasil, vai começar às 5h deste domingo (06/03).   No trecho entre a Linha Amarela e o Caju, sentido Centro, a pista de concreto passará a funcionar como reversível. Paralelamente, haverá interdição de duas faixas na pista central, entre Caju e a Linha Amarela, sentido Deodoro. 


O acesso à Linha Vermelha será preservado para os veículos provenientes da Ponte Rio-Niterói e do Elevado do Gasômetro.  A CET-Rio vai implantar sinalização específica para orientar e alertar os motoristas, além de painéis de mensagens variáveis, que estarão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade.

 

Apoiadores de tráfego contratados e equipes da CET-Rio estarão no local para atuar não somente nos trechos da obra como também em todo o entorno. A operação de trânsito contará com 72 operadores de tráfego por turno, 45 Painéis de Mensagens Variáveis, 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Avenida Brasil, na Linha Vermelha e nas rotas alternativas, para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente.

 

Principais medidas
 

A pista central, sentido Deodoro, terá duas faixas interditadas no pavimento flexível (asfalto) junto ao canteiro divisor, entre o Caju e a Linha Amarela.

A pista central de concreto, sentido Deodoro, permitirá a circulação única no sentido Deodoro.

A pista central de concreto, sentido Centro, será liberada ao tráfego de veículos e operacionalizada como pista reversível, entre o Caju e a Linha Amarela, conforme segue:
Das 5h às 12h – Sentido Centro;
Das 13h às 21h – Sentido Deodoro.


Linha Vermelha


Os veículos provenientes da Ponte Rio-Niterói e do Elevado do Gasômetro poderão acessar à Linha Vermelha, através de acesso exclusivo. Esses veículos deverão acessar à faixa no pavimento flexível (asfalto). Os veículos deverão se manter à direita.

 

Linha Amarela


Os veículos provenientes da Ponte Rio-Niterói e do Elevado do Gasômetro poderão acessar à Linha Amarela, através da pista central sentido Deodoro (concreto). Os veículos deverão seguir em frente.

 

Pista reversível


A pista reversível, sentido Deodoro, que será implementada das 13h às 21h, não permitirá o acesso às Linhas Vermelha e Amarela. Os veículos deverão acessar a pista à esquerda.

 

Viaduto de Benfica


Os veículos provenientes da Ponte Rio-Niterói, com destino ao Viaduto de Benfica, deverão acessar a pista lateral, utilizando a Avenida Rio de Janeiro (retorno do Into).


Os veículos provenientes do Elevado do Gasômetro, com destino ao Viaduto de Benfica, deverão acessar a pista lateral, na agulha próxima à passarela nº1.
 


Infográfico



Configuração Manhã – Das 5h às 12h

 

 

 

Configuração Tarde – Das 13h às 21h

 

 

Principais impactos no trânsito

 

São esperados impactos no fluxo de tráfego da Ponte  Rio-Niterói e nas vias de acesso às avenidas Brasil; Presidente Vargas; Paulo de Frontin; Rio de Janeiro e Elevado do Gasômetro.
 

 

Rotas alternativas

 

· Linha Vermelha;

· São Cristóvão / Leopoldo Bulhões

· Av 24 de Maio

 

 

Recomendação

 

A CET-Rio recomenda o uso dos transportes públicos de alta capacidade como trens, barcas e metrô como melhor opção para os deslocamentos da população.




Serviços Serviços