02/03/2016 15:20:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos
O prefeito Eduardo Paes inaugurou, nesta quarta-feira (02/03), mais duas instalações do Complexo Esportivo de Deodoro que serão palco de disputas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A Arena da Juventude receberá partidas da primeira fase do basquete feminino, as provas de esgrima do pentatlo moderno e a competição de esgrima em cadeira de rodas. Já o Estádio de Deodoro será sede do rúgbi, das provas de hipismo e combinado (tiro e corrida) do pentatlo e do torneio de futebol de 7.
- A entrega desses equipamentos faz com que, cada vez mais, o
Complexo de Deodoro se consolide. Muito se falou que as instalações que estão aqui não seriam entregues sequer após as Olimpíadas. Mas, felizmente estamos com tudo pronto nessa região – disse Paes.
Instalação temporária, o Estádio de Deodoro será testado já neste fim de semana, com o Campeonato Internacional de Rúgbi Sevens, que reunirá 96 atletas de oito países. Entre os dias 10 e 14/03 o local será uma das sedes da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. A prefeitura realizou a pavimentação da área interna e a colocação do gramado e do sistema de irrigação. A arquibancada temporária para 15 mil espectadores será instalada posteriormente. Como a estrutura é alugada, essa medida representa economia de recursos municipais.
- Sempre dissemos que Deodoro seria um grande legado social para o Rio e agora a gente vê a realidade, com compromisso, e cumprindo com aquilo que a cidade assumiu. Obviamente que o legado vem depois dos Jogos, mas a gente vê que aqui no Rio começou antes, como com o Parque Radical de Deodoro – elogiou o diretor do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos, Gilbert Felli.
A Arena da Juventude será um dos legados esportivos dos Jogos Olímpicos para a região. Além da estrutura do ginásio, estão finalizados os sistemas de energia, ar condicionado, iluminação, água e esgoto. Durante os Jogos, a instalação terá cinco mil lugares, sendo dois mil permanentes. Para receber as provas de esgrima da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, evento-teste da instalação, o piso de concreto receberá quatro pistas de carpete. Como no caso do Estádio de Deodoro, a arquibancada temporária de três mil lugares será colocada posteriormente.
O CEO do Comitê Olímpico Internacional, Sidney Levy, disse estar bastante animado com a entrega dos equipamentos olímpicos:
- Está tudo em cima e tudo no cronograma. Temos um exemplo a dar para a sociedade brasileira e estamos dando. Exemplo de um trabalho sério e profissional. Deixamos um legado para a sociedade brasileira não só de estádios, mas de profissionalismo.
Depois dos Jogos Olímpicos, a Arena da Juventude será parte do conjunto de instalações administradas pelo Exército, mas não terá uso restrito à caserna e poderá receber treinos de equipes brasileiras de alto rendimento e competições nacionais e internacionais. A construção das duas instalações foi realizada pela prefeitura, com investimento do Governo Federal.
O gramado do Estádio de Deodoro foi elogiado pela atleta do time de rúgbi de Niterói, Daiana Dacara:
- O gramado está ótimo. Tudo bem feito e marcado corretamente. Agora é só aguardar e controlar a ansiedade até os Jogos. Viver tudo isso para mim, que amo esse esporte, é um presente.