Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inicia a construção da Clínica da Família de Ramos

03/02/2016 14:13:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos


O prefeito Eduardo Paes deu início, nesta quarta-feira (03/02), às obras de construção da Clínica da Família de Ramos, na Rua Diomedes Trota, 259. A nova unidade contará com oito equipes de saúde da família e três equipes de saúde bucal, beneficiando 24 mil moradores da área. Após a inauguração, a clínica da família substituirá o atendimento do Centro Municipal de Saúde do Alemão e atenderá a população em um ambiente climatizado e melhor para os moradores da região.

 

- A clínica da família é o caminho pra resolver o problema da saúde. Aqui vamos tratar de 80% das questões que envolvem a saúde. Já chegamos a 3,1 milhões de cariocas sendo atendidos pelo Programa de Saúde da Família e isso é uma mudança muito grande na qualidade de vida das pessoas – explicou o prefeito.

 

Na Clínica da Família, os pacientes terão acesso a atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Eles também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. O local também contará com consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca.

 

O secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, disse que a nova unidade de saúde dará qualidade de vida aos moradores da região:

 

- Essa clínica da família trará dignidade para a população e condições de trabalho para os profissionais de saúde ampliarem o atendimento aos moradores da área.

 

A Clínica da Família de Ramos faz parte da Área de Planejamento 3.1, que compreende os bairros de Bonsucesso, Brás de Pina, Complexo do Alemão, Cordovil, Ilha do Governador, Jardim América, Manguinhos, Maré, Olaria, Parada de Lucas, Penha Circular, Penha, Ramos e Vigário Geral. A área conta com 55,6% de cobertura de saúde da família.

 

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou a importância da construção desta clínica da família para substituir o Centro Municipal de Saúde do Alemão:

 

- A maioria das unidades de saúde do Alemão era improvisada e, felizmente, estamos aqui lançando mais uma clínica da família. Realizamos um sonho da secretaria de transferir o posto do Alemão para uma estrutura formal e organizada com o foco no melhor atendimento à população.



Moradora do Complexo do Alemão, há 22 anos, a artesã Abinai Rodrigues, de 75 anos, estava entusiasmada com a implantação de uma nova unidade de saúde próximo à casa dela:

 

- O bem mais precioso que temos é a saúde e investir nela é fundamental. Tenho diabetes, hipertensão e colesterol alto, ou seja, necessito de acompanhamento médico frequentemente. Assim que ficar pronta venho me tratar aqui. Precisávamos de uma clínica da família aqui no bairro. 

 

As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia. Hoje, mais de 50% da população carioca é coberta pela Estratégia de Saúde da Família. A meta da prefeitura é alcançar, até o fim de 2016, cobertura de 70% da população. Atualmente, a cidade conta com 85 clínicas da família.
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços