02/02/2016 18:44:00
As oito Naves do Conhecimento da Prefeitura do Rio realizaram, nesta terça-feira (02/02), a primeira interação internacional por telepresença entre os alunos do projeto "Técnicos Cidade Olímpica" e os voluntários da empresa Cisco nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Índia. Nas naves de Santa Cruz, Vila Aliança, Penha e Irajá, a interação foi feita através de lousas digitais com o aplicativo Webex, próprio para este tipo de evento. As instaladas em Triagem, Padre Miguel, Madureira e Nova Brasília utilizaram o novo dispositivo.
A ação foi promovida pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), em parceria com a empresa Cisco e a Fundação Sequoia e representou o início da utilização destes espaços multiusos. Por cerca de uma hora, os estudantes — a maioria moradores de áreas carentes do Rio — interagiram com funcionários voluntários de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Os alunos saíram das aulas do curso "EnglishWorks Tecnologia" direto para os espaços de telepresença nas naves, onde puderam interagir. As perguntas predominantes foram sobre a escolha da futura profissão e esportes, com destaque para o futebol. Os futuros tecnólogos vão usar o aprendizado nas Olimpíadas e Paralimpiadas 2016.
A previsão é instalar estes espaços multiuso de telepresença nas oitos Naves do Conhecimento, que ficarão como legado tecnológico da Rio 2016. O projeto "Técnicos Cidade Olímpica" está incluído no Programa "Abraça Rio 2016" e promove capacitação profissional, empregabilidade e geração de renda na área de tecnologia a jovens de comunidades cariocas para atuarem nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016.
Durante a formação são oferecidos os cursos CCNA 1 e CCNA 2 da Certificação em Rede da Networking Academy da Cisco e o curso de "EnglishWorks Tecnologia", ministrado pela Fundação Sequoia. Depois de aprovados nestes dois cursos, os tecnólogos iniciarão o Módulo Olímpico, no qual a Embratel oferecerá um treinamento durante os eventos-testes para as duas competições.
Os espaços de telepresença também podem ser utilizados para a conexão com centros de pesquisa e a realização de eventos, tais como palestras e sessões de colaboração a distância com especialistas de todas as áreas do Conhecimento no mundo. Durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, vão possibilitar a inclusão e o engajamento das comunidades do entorno das naves com os Jogos e com os atletas, através da interação online e presencial.