05/01/2016 15:47:00
Agentes da Patrulha Ambiental resgataram, neste domingo (03/01), quatro animais em diferentes pontos da cidade — um jacaré na garagem de um condomínio no Itanhangá, uma jiboia em Botafogo, um atobá na Ilha do Governador e um bem-te-vi em Copacabana. Em bom estado de saúde, os dois répteis foram soltos no Parque Natural Municipal do Marapendi e no Parque Nacional da Tijuca. As aves apresentavam ferimentos e foram levadas para Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), da Universidade Estácio de Sá.
Parceria entre a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Patrulha Ambiental orienta a população sobre o cuidado com o resgate de animais silvestres flagrados em área urbana ou em situação fora do seu habitat. O manuseio não é aconselhável. Os agentes podem ser acionados pelo 1746 que funciona 24 horas por dia.
O jacaré resgatado na Estada de Jacarepaguá, no Itanhangá, foi salvo por um morador que ligou para o 1746. Por estar em bom estado, foi solto no Parque Natural Municipal do Marapendi. Encontrada no pátio de um prédio da Rua São Clemente em Botafogo, a jiboia foi levada para o Parque Nacional da Tijuca. Na Praia da Guanabara, na Ilha do Governador, um atobá com ferimento na asa foi levada para o CRAS. O mesmo aconteceu com o bem-te-vi resgatado numa residência na Rua Santa Clara, em Copacabana.