16/12/2015 08:19:00
Os membros do SIURB - Sistema Municipal de Informações Urbanas (compostos por cerca de 30 representantes de secretarias e órgãos da Prefeitura do Rio) reúnem-se, nesta quinta-feira (17/12), no Instituto Pereira Passos (IPP), para discutir o Relatório Anual de Atividades e o Plano Anual de Trabalho – PAT SIURB 2016.
O SIURB, que tem como finalidade reunir, gerir e integrar informações sobre a cidade do Rio de Janeiro para criar um canal de comunicação entre os órgãos e subsidiar políticas públicas da Administração Municipal, fecha o ano com muitas conquistas e novos projetos. Entre as conquistas, destaca-se, em 2015, o lançamento de novos mapas digitais e novos mapas participativos. Além disso, foram lançadas novas aplicações, como os aplicativos de coleta de dados diretamente em campo utilizando ferramentas mobile, como o IPL – Índice de Percepção de Limpeza.
Outras importantes conquistas de 2015 foram a ampliação do corpo técnico integrado aos processos do SIURB e o crescimento do acervo de informações disponíveis na base corporativa da Prefeitura do Rio.
- Em 2015 o SIURB promoveu a integração entre os órgãos desenvolvendo projetos pioneiros e permitindo aos diversos órgãos compartilhar e ter acesso às diversas bases dos demais órgãos. Foram mais de 50 novas bases de informação que estão a cada dia tornando-se disponíveis e sendo mantidas pelos técnicos dos próprios órgãos - explica Luiz Roberto Arueira, Diretor de Informações da Cidade.
Dentre as novas bases, destaca-se o SIGTEP – Sistema de Gestão de Terrenos e Próprios Municipais, que permite que a RIOURBE - Empresa Municipal de Urbanização, faça a gestão das informações sobre construções da Fábrica de Escolas, das Clinicas da Família e também acompanhe o projeto Minha Casa Minha Vida e outros projetos da SMHC - Secretaria Municipal de Habitação e Cidadania. Outra nova base de destaque é o aplicativo Carteira de Projetos que permitirá que a Casa Civil a SMU - Secretaria Municipal de Urbanismo e outras secretarias acompanhem novos projetos pensados para a cidade.
O Coordenador de Informações da Cidade, Adriano Alem, explica que esse ano de 2015 também foi destinado a treinamentos:
- Realizamos uma semana de palestra sobre as ferramentas tecnológicas com a participação de 250 servidores e tivemos os cursos de geoprocessamento para 40 técnicos. Além disso, promovemos cerca de 60 oficinas de trabalho, onde iniciamos os mapas digitais e aplicações. Com isso, os órgãos ganharam autonomia para se desenvolver e avançar no trato de suas informações.
Ao longo do ano, as reuniões setoriais permitiram à Coordenação do SIURB entender e participar do processo de construção dos conteúdos de cada órgão. A partir daí foi possível gerar uma base mais amigável aos diversos usos e necessidades de todos os órgãos que compõem o SIURB.Para 2016 a agenda já promete novos desafios: o Seminário de Informações do SIURB, previsto para o primeiro semestre de 2015, dará início à discussão sobre processos e padrões de informação na Prefeitura do Rio aliado a apresentação da maior parte das inciativas já realizadas e em operação nos diversos Órgãos, valorizando assim a produção interna do corpo técnico tão qualificado da PCRJ.
Também está prevista para 2016 a continuação dos treinamentos, para ampliar o acesso às novas tecnologias e avançar na discussão Intersetorial, gerando produtos não mais apenas setoriais mas que atendam a demandas de órgãos correlatos.