10/12/2015 15:27:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Ricardo Cassiano
A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quinta-feira (10/12), a primeira Clínica da Família da Vila Kennedy, na Zona Oeste, que beneficiará 24 mil moradores da região. Batizada de Clínica da Família Wilson Mello Santos "Zico", esta é a segunda unidade de atenção primária do bairro, que já conta com um Centro Municipal de Saúde. Foi na Vila Kennedy, também, que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da cidade, em 2009.
Com investimento de R$ 5,2 milhões, a nova unidade de saúde inicia o atendimento nesta sexta-feira (11/12), com oito equipes de saúde da família e três equipes de saúde bucal. No local, serão atendidas as comunidades Sargento Miguel Filho, Malvinas, Alto Kennedy, Nova Esperança, Castor de Andrade, Congo, Jardim do Éden e Vila Progresso.
- A clínica da família evita que os hospitais fiquem cheios de pessoas que não tinham que estar neles com doenças corriqueiras e simples. O importante é que as clínicas previnem as doenças e tratam da saúde da população. Até dezembro de 2016, de cada dez cariocas, sete serão atendidos por uma clínica da família. E aqui na Vila Kennedy, de cada dez moradores, nove serão atendidos – disse o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo.
A partir desta inauguração, a SMS passa a ter 29 unidades na área da Coordenação de Área Programática (CAP) 5.1, que abrange os bairros Bangu, Campo dos Afonsos, Deodoro, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Senador Camará, Jabour e Vila Militar. A região passa a ter 68,91% de cobertura de saúde da família.
Na unidade, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. Além de consultórios, a Clínica da Família Wilson Mello Santos "Zico"conta com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca.
- Com o acesso que vocês terão aqui na clínica da família será possível resolver, pelo menos, de 80 a 90% de todos os problemas de saúde que vocês tiverem ao longo da vida de vocês. E o mais importante é que vocês terão sempre a mesma equipe de saúde da família cuidando de vocês. E isso forma uma relação forte da comunidade com os profissionais da clínica – explicou o subsecretário Geral de Saúde, José Carlos Prado Junior.
As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. O Rio já conta com 78 clínicas da família inauguradas desde 2009. A meta da prefeitura é alcançar, até o fim de 2016, uma cobertura de 70% da população pela Estratégia de Saúde da Família. Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia. Atualmente, já são 48,1% de cobertura da população, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas.
Nascida e criada na Vila Kennedy, a técnica de enfermagem Ana Paula Amorim, 45 anos, foi prestigiar a inauguração com a neta e o pai e ficou muito satisfeita com o que ficou:
- Essa clínica da família é uma vitória para os moradores da Vila Kennedy. Antes nós tínhamos que andar muito para ter um atendimento de saúde e agora vai ficar bem mais fácil, pertinho de casa. A Vila Kennedy cresceu muito e precisava de uma clínica da família como essa porque a outra unidade de saúde não dava vazão.
Líder comunitário local, Wilson Mello Santos, o Zico, como era conhecido, presidiu a Associação de Moradores das Malvinas por oito anos e lutou pela implantação da clínica da família, inclusive com a indicação do terreno onde a unidade foi construída. Zico faleceu no ano passado, deixando esposa e quatro filhos.
- Tenho certeza que de onde está o Zico, ele está muito feliz com o dia de hoje, com a inauguração dessa clínica da família. Esse espaço para atendimento da saúde dos moradores é muito importante porque não tínhamos nada desse lado da Avenida Brasil – contou emocionada a esposa do homenageado, Tânia Regina Santos.
A Clínica da Família Wilson Mello Santos "Zico" funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, na Estrada Sargento Miguel Filho, s/nº.
Imagens relacionadas:
