Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Alunos da rede municipal recebem certificados da Universidade de Cambridge

07/12/2015 16:29:00  » Autor: Flávia David/Fotos: Ricardo Cassiano


Cinquenta alunos da rede municipal de ensino receberam, nesta segunda-feira (7/12), o certificado de proficiência em inglês da Universidade de Cambridge, da Inglaterra. Ao todo, 1.200 estudantes do 5º e do 6º ano do Ensino Fundamental, de 14 unidades escolares, foram avaliados pela universidade por meio de provas oral e escrita. A participação de alunos da rede municipal na tradicional avaliação de Cambridge integra as ações do programa "Rio, Criança Global", criado há seis anos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com o objetivo de universalizar e intensificar o ensino de inglês em suas unidades escolares. O programa já beneficia mais de 500 mil alunos. Com a premiação de hoje - realizada no Clube da Aeronáutica, no Centro - já foram certificados por Cambridge mais de 2.300 estudantes de 27 escolas da rede desde 2014. Os alunos que não participaram da cerimônia receberão seus certificados posteriormente.

 

- Eles, sem dúvida, são a certeza de um Rio de Janeiro melhor no futuro. Estamos falando de uma cidade que está recebendo grandes eventos e nossos alunos têm total capacidade de receber os visitantes. Isso só é possível porque temos professores comprometidos que acreditam nessas crianças e adolescentes. Além disso, eles contam com uma participação efetiva dos pais em sua trajetória escolar, o que é fundamental - disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 

Criado em 2009, o programa "Rio, Criança Global" permite que alunos do 1º ao 3º ano recebam uma aula semanal de inglês, complementadas com vídeos e material lúdico, enquanto os estudantes do 4º ao 9º ano têm dois tempos semanais do idioma, com ênfase na conversação. As provas de Crambidge são aplicadas na cidade por intermédio do Grupo Cultura Inglesa.

 

- É um orgulho muito poder estar aqui no Brasil hoje, onde apenas 3% da população fala fluentemente o inglês. Ver essas crianças e jovens aproveitarem essa oportunidade é motivo de grande alegria para mim. Essa certificação nos mostra o quanto o Rio de Janeiro está na frente de outras cidades brasileiras, uma vez que o Rio Criança Global não existe em nenhum outro lugar do país. O excelente desempenho dos alunos nos mostra que esse trabalho vale muito a pena - afirmou o inglês Mickey Bonin, diretor da Cambridge English Language Assessment.

 

Para reforçar a estratégia do programa "Rio, Criança Global", a SME implantou, em 2013, o ensino bilíngue nas escolas para introduzir metodologia e práticas de ensino em duas línguas desde a Educação Infantil até o 6º ano. Naquele ano, o ensino bilíngue em Língua Inglesa foi aplicado em quatro unidades da rede, juntamente com o ensino bilíngue em Espanhol na Escola Municipal Holanda. Em 2015, o projeto foi ampliado para mais quatro escolas do Rio, que também passaram a oferecer o ensino bilíngue em Língua Inglesa. Até o final de 2016, mais três unidades terão o ensino deste idioma em sua grade.

 

Atualmente, o ensino de inglês bilíngue atende a 3.853 alunos de oito escolas da rede: Escola Municipal Professor Afonso Várzea (Complexo do Alemão); CIEP Glauber Rocha (Pavuna); Escola Municipal Dyla Sylvia de Sá (Jacarepaguá); CIEP Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (Campo Grande); Escola Municipal Holanda (Ilha do Governador); CIEP Presidente Agostinho Neto (Humaitá); Escola Municipal Mestre Waldomiro (São Cristóvão); e Escola Municipal Mestre André (Padre Miguel). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, mais três unidades passarão a oferecer o ensino bilíngue até 2016.

 

Aluno do 6º ano do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, Antônio Carlos de Jesus da Silva Mello, 12 anos, foi um dos contemplados com o certificado de proficiência em inglês da Universidade de Cambridge. Para ele, o domínio de uma língua estrangeira será fundamental para a realização de um sonho;

 

- Pretendo me tornar um atleta mundial de xadrez e, sabendo que o inglês é uma língua universal, estudar o idioma com afinco me ajudará a alcançar esse objetivo. Além disso, pretendo conhecer outros países e me comunicar com fluência, outro motivo para que o ensino do inglês se torne ainda mais presente na minha vida.

 

Assim como Antônio, outros alunos também desejam "voar alto" em suas futuras carreiras com o aprendizado do idioma. Renata Miranda Sena, 11 anos, celebrava com o pai o fato de ter um certificado de Cambridge em mãos:

- Saber falar inglês vai me trazer muitas oportunidades de emprego no futuro, pois será o meu diferencial. Poder me comunicar com segurança no idioma foi mesmo o maior presente que eu poderia receber. Estou muito feliz e continuarei estudando pelo resto da vida.

 

A cerimônia de entrega dos certificados da Universidade de Cambridge também foi acompanhada pelo CEO do Grupo Cultura Inglesa, Marcos Barbosa, por professores e diretores das escolas e representantes das CRE's (Coordenadorias Regionais de Educação). Os familiares dos alunos também estavam presentes. Uma apresentação de ritmistas do grupo "Batuque Digital" encerrou o evento. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços