Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Orquestra de Vozes Meninos do Rio celebra os 450 anos do Rio na Praça Mauá

04/12/2015 19:21:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: Paula Johas


Um show em homenagem aos 450 anos da cidade encerrou, nesta sexta-feira (04/12), a temporada 2015 da Orquestra de Vozes Meninos do Rio — grupo formado por cerca de mil alunos de 22 escolas municipais. A exibição na Praça Mauá — um dos marcos da revitalização da Região Portuária — celebrou a história, a beleza natural e as personalidades do Rio, eternizadas em canções de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Chico Buarque, Tim Maia e outros compositores. Um momento solene evocou a paz mundial e a solidariedade entre os povos através das músicas natalinas "Brilha no céu" e "Noite feliz".

 


—  A apresentação neste cenário perfeito, a Praça Mauá revitalizada, tem um significado especial por representar a carioquice. Estamos encerrando o ano letivo celebrando o belíssimo trabalho realizado por nossos professores ao longo de 2015 — disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 


Uma das novidades do espetáculo foi pot-pourri de três músicas sobre o Rio — ‘Aquele Abraço' (Gilberto Gil), Rio 40 graus (Fernanda Abreu) e Samba do Avião (Tom Jobim) —, coreografado em dois movimentos com a apresentação solo da patinadora, coreógrafa e professora Érica Cordeiro. Com o traje típico de uma bailarina, a estudante do 7º ano da Escola Municipal Ary Barroso, Adrielle Santiago, 12 anos, bailou ao som de ‘Eu sei que vou te amar' e ‘Garota de Ipanema', ambas parcerias entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

 


Quatro alunos do Núcleo de Arte Professor Albert Einstein subiram ao palco para dançar ‘Valsa de uma cidade' (Ismael Neto e Antônio Maria). Yan Gomes, 16, Luciana Veloso, 15, Vitória Figueira, 16, e Gabriel Magalhães, 16, estão no último ano do Ensino Fundamental, e são unânimes em afirmar que participar do coral de vozes melhorou o desempenho escolar.

 


— Não há como negar que eu e meus colegas de turma ficaram mais disciplinados, mais atentos às matérias em sala de aula depois de entrar para o coral. Tudo ficou mais interessante até a forma de encarar a vida — disse Luciana, porta-voz do grupo.

 


Criada há 17 anos, a orquestra representa uma percepção diferenciada do papel da escola na formação de crianças e jovens cidadãos, que se tornam capazes de ler e entender o mundo através da arte. Sob a regência do maestro Júlio Moretzsohn e coreografia de Fernando Azevedo, o coral de vozes reúne estudantes de diferentes faixas etárias e segmentos do Ensino Fundamental e 30 professores regentes da rede pública municipal de ensino.  Na década de 90, a orquestra encantou o papa João Paulo II em sua passagem pelo Rio de Janeiro. 

 

 

A orquestra integra o Extensividade, programa do setor técnico-educativo da Secretaria Municipal de Educação responsável pela área cultural. Outras iniciativas do programa são o Festival da Canção das Escolas Municipais, a Mostra Municipal de Dança, o Projeto Escola Museu, entre outros. 




Serviços Serviços