Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Região da comunidade do Muquiço ganha linha de transporte comunitário

04/12/2015 12:28:00


O serviço de transporte de passageiros comunitário (STPC), conhecido como “cabritinho”, ganhará mais uma linha na cidade, com itinerário definido pela Secretaria Municipal de Transportes. A nova linha de vans de pequeno porte vai circular pela região da comunidade do Muquiço, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio. O objetivo da medida é garantir conforto aos moradores nos deslocamentos pelo interior da comunidade. Com isso, as longas caminhadas poderão ser substituídas por viagens em um transporte regulamentado e fiscalizado. A resolução nº 2.614 foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (04/11).  

 

O STPC só pode circular no interior das comunidades e o valor da passagem não pode ultrapassar o valor do Bilhete Único Carioca, que é de R$ 3,40. A proposta desse transporte é atender, de maneira integrada, moradores de áreas não atendidas pelos demais modais disponíveis na cidade: ônibus, STPL (vans), metrô e trens.

 

Atualmente, 42 linhas estão autorizadas e em operação em mais de 20 comunidades nas regiões Central, zonas Norte e Sul. Essas linhas são operadas por 205 motoristas autorizados.
 
 

O motorista que quiser operar “cabritinhos” nessas regiões deverá procurar postos da SMTR (Centro, Leblon e Vila Isabel) para solicitar essa autorização. A secretaria providenciará a confecção dos documentos de autorização, de porte obrigatório, assim como registro, vistoria, acompanhamento, controle e fiscalização da prestação de serviço.
 
 

Os prestadores de serviço autorizados deverão obedecer aos itinerários previstos na resolução e o Código Disciplinar do STPC, estabelecido pelo decreto 37.802 de 15 de outubro de 2013.

 
 

Veja abaixo o itinerário da nova linha de STPC:

 
Muquiço - Iniciando no entroncamento da Rua Loasa com a Rua Orelia, por esta até a Rua Luis Cavalcanti (excluída) até o leito da ferrovia, seguindo até o prolongamento da Rua Bajardo de Oliveira, Rua Pastor José Ramalho até seu final, até encontrar a Av. Sargento Isanor de Campos, por esta até a Rua Loasa, ponto inicial.


 



Serviços Serviços