Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

COP 21: lideradas pelo Rio, grandes cidades se comprometem a reduzir CO2 até 2030

03/12/2015 11:45:00  » Autor: Fotos: Beth Santos


O prefeito Eduardo Paes anunciou, na manhã desta quinta-feira (03/12), em evento paralelo à Conferência Climática das Nações Unidas (COP21) na Prefeitura de Paris, que os membros do Grupo C40 de Grandes Cidades pela Liderança Climática (C40) se comprometeram a reduzir as emissões de carbono (CO2) em três bilhões de toneladas até 2030, o equivalente à produção de carbono anual da Índia.

 

O anúncio foi feito por Paes, como presidente do grupo, ao lado da prefeita de Paris, Anne Hidalgo. A meta fará parte de uma lista de iniciativas de cidades, que será entregue amanhã ao secretário-geral da ONU, Ban-Ki Moon, para ser incluída no documento estratégico final da COP21. O Rio de Janeiro busca cumprir a sua parte no plano de neutralizar as emissões de carbono da cidade até 2065, anunciado na última segunda-feira, dia 30.

 

 

A meta unificada faz parte do terceiro estudo Climate Action in Megacities (CAM 3.0), principal publicação do C40. O documento busca identificar ações climáticas das cidades e medir, por meio de uma extensa compilação de dados, o impacto que iniciativas locais têm na luta contra a mudança climática global.

 

 

Para Paes, os dados do CAM 3.0 mostram a relevância das cidades como catalizadoras de ações climáticas reais e mensuráveis:

 

- A COP 21 será uma oportunidade para prefeitos do mundo todo se reunirem para compartilhar iniciativas, como a do BRT, do Rio, e das bicicletas Vélo, de Paris. Também vamos pensar juntos no futuro. Como líderes locais, podemos tomar decisões mais rápidas e mais efetivas do que os países.

 

O CAM 3.0 também constatou que as cidades globais têm potencial de evitar a emissão de 45 bilhões de toneladas de CO2 nos próximos 15 anos. Outro ponto destacado é que os membros do C40 realizaram cerca de 10 mil ações climáticas desde a COP15, em Copenhagen, em 2009. Os prefeitos também estão agindo mais do que nunca: em 2011, apenas 14% das ações climáticas partiam das cidades; em 2015, esse número chegou a 51%, um aumento de 260%.  Além disso, 30% das decisões sustentáveis do C40 são fruto da colaboração entre cidades, que custearam 70% das iniciativas.

 

A prefeita de Paris abriu o evento falando sobre a importância do C40:

 

- O grupo das maiores cidades na luta contra a mudança climática tem hoje 10 anos, mais de 80 membros e representa mais de 600 milhões de pessoas no mundo. A organização tem um papel fundamental nas ações climáticas, já que as cidades são territórios estratégicos que lidam diretamente com os desafios de transporte, coleta de resíduos e construção.

 

Além de Paes e Hidalgo, o evento contou com a participação de prefeitos de oito cidades do C40: Atenas, Madrí, Vancouver, Milão, Copenhagen, Sidney, Estocolmo e Ankara. Os líderes aproveitaram a oportunidade para compartilhar iniciativas sustentáveis de suas cidades, como o prefeito de Copenhagen, Frank Jensen:

 

- Uma experiência de Copenhagen que queremos dividir com todos aqui é o nosso sistema de aquecimento, que usa calor proveniente de resíduos para abastecer as casas. Com esse processo, conseguimos economizar energia e reduzir em 50%, desde 1995, nossas emissões de CO2.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços