Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura e inicia obras de clínicas da família na Zona Oeste

29/11/2015 15:04:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Tarso Ghelli


A Prefeitura do Rio inaugurou, neste domingo (29/11), a Clínica da Família Sandra Regina Sampaio de Souza, no Jabour, na Zona Oeste. A nova unidade beneficiará 24 mil moradores da área, com investimento de R$ 4,8 milhões. Também neste domingo forma iniciadas as construções de mais duas clínicas da família na região, nos bairros de Santíssimo e Paciência.

 

- O que estamos fazendo na atenção primária é levar saúde para as pessoas, que é o caminho da mudança na área da saúde da cidade do Rio Janeiro. Estamos com uma rede para gerar saúde e não simplesmente tratar de doença. O que queremos é saúde para todos os cariocas e moradores da cidade – destacou o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo.

 

A Clínica da Família Sandra Regina Sampaio de Souza conta com oito equipes de saúde da família e três equipes de saúde bucal para atender as comunidades Jabour, Conjunto de Santa Cruz e Coréia. Com ela, a SMS passa a ter 28 unidades na região da Coordenação de Área Programática (CAP) 5.1, que abrange os bairros Bangu, Campo dos Afonsos, Deodoro, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Senador Camará, Jabour e Vila Militar. A região tem 61% de cobertura de saúde da família.

 

- A inauguração de hoje é um passo marcante para essa região da cidade que ficou muito tempo sem atendimento e estrutura. Essa unidade vai cuidar da saúde dos moradores daqui com muita qualidade – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

 

A nova clínica da família de Santíssimo terá seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, beneficiando 18 mil moradores. A Área de Planejamento (AP) 5.2, que abrange bairros de Barra de Guaratiba, Campo Grande, Cosmos, Guaratiba, Inhoíba, Santíssimo, Senador Vasconcelos e Pedra de Guaratiba, conta hoje com 33 unidades municipais de saúde e 62% de cobertura. Já a clínica de Paciência contará com sete equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, beneficiando 21 mil pessoas. A AP 5.3, formada pelos bairros de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência, conta hoje com 33 unidades municipais de saúde e 98% de cobertura, a maior da cidade.

 

Moradora do Jabour há 21 anos, a auxiliar de serviços gerais Marilene Gonçalves, 44, comemorava a implantação de uma unidade de saúde em frente de casa:

 

- Confesso que às vezes deixo a minha saúde de lado pela distância das unidades e pela correria do dia a dia. Mas, a partir de agora, não tenho mais desculpas para não cuidar da minha saúde e da minha família. É só atravessar a rua e já estou dentro da clínica.

 

As clínicas da família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. Nas unidades os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.

 

As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. O Rio já conta com 77 clínicas da família inauguradas desde 2009. A meta da Prefeitura é alcançar, até o fim de 2016, uma cobertura de 70% da população pela Estratégia de Saúde da Família. Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia. Atualmente, já são 48,1% de cobertura da população, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas.




Serviços Serviços