Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Monumentos do Rio são iluminados de vermelho na luta contra a Aids

27/11/2015 14:10:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Paula Johas e Ricardo Cassiano


A Prefeitura do Rio lançou, nesta sexta-feira (27/11), a "Campanha Carioca de Prevenção – Teste, trate, viva melhor", de conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Deste sábado (28/11) ao próximo domingo (05/12), as unidades municipais de saúde estarão mobilizadas para fortalecer as ações de prevenção e reforçar a oferta de testes para detecção de HIV e sífilis.


Nesta quarta edição da campanha, serão iluminados de vermelho 15 pontos da cidade, a partir desta noite (27/11). A iluminação especial segue até a próxima terça-feira (01/12), quando se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Entre os locais iluminados estão os Arcos da Lapa, a Praça Mauá, o Museu de Arte do Rio, o Parque Madureira, a Ponte Estaiada da Barra (foto), e a Praça Paris. A ideia é conscientizar a sociedade sobre a luta contra a pandemia da Aids.


Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, está é a maior campanha de prevenção do país e consiste em duas etapas principais. A primeira, de reforço das testagens em todo o município, e a segunda durante os dias de carnaval, quando são distribuídos materiais informativos e preservativos em diversos pontos da cidade.


 

- A prevenção e a testagem são atos de amor e servem para melhorar a vida das pessoas. O Rio de Janeiro é, hoje, o município que mais faz testagem no Brasil e isso é motivo de orgulho. Hoje nós temos a melhor campanha do Brasil porque ela leva o cidadão à unidade de saúde, onde não só ele faz a testagem mas tem acesso a diversos tratamentos - explicou o coordenador da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson.

 

O objetivo é atingir toda a população do Rio, mas com foco maior nos jovens que estão iniciando a vida sexual. Segundo dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, há dez anos os jovens de 13 a 19 anos são o segmento populacional mais infectado pelo vírus HIV. Atualmente, 34.564 pessoas retiram medicamentos para HIV em unidades de saúde do município, algumas vindas de outras cidades. Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde já dispensou mais de 34 milhões de unidades de medicamentos para tratamento dos pacientes soropositivos.

 


Durante todo o ano, o teste para detecção do HIV/AIDS, sífilis e hepatite pode ser feito em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) da cidade. Em 2014, a secretaria realizou 212.612 testes para HIV e 280.756 para sífilis, totalizando 493.390 testes. Em 2015, até setembro, já foram realizados 402.236 testes para as duas doenças. Em caso de resultado positivo, uma equipe de saúde estará preparada para orientar sobre o tratamento e tirar dúvidas. 

 

 

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou algumas ações municipais fundamentais para o aumento anual de testes realizados durante a campanha de prevenção:

 

- São mais de 77 clínicas da família implantadas na cidade e 80 centros municipais de saúde já reformados. Isso, obviamente, aumenta o acesso da população à rede. A meta de testagem que era de 40 mil em 2009 está em 200 mil neste ano. Sem estrutura e sem unidades de saúde não seria possível realizar os testes.

 

 

Outra ação realizada pela campanha deste ano é a ampla divulgação da PEP (Profilaxia Pós Exposição), uma forma de evitar a infecção pelo HIV em caso de acidentes como o rompimento do preservativo, que deve ser feita em até 72 horas após a exposição ao risco. Kits com a medicação indicada para a profilaxia estão disponíveis nas clínicas da família e centros municipais de saúde, nas unidades de pronto atendimento (UPA) e nas coordenações de emergência regional (CER).

 

 

A maioria das DSTs, quando adequadamente tratadas, pode ser curada e quanto mais cedo for feito o diagnóstico mais cedo começa o acompanhamento e o tratamento da pessoa infectada, interrompendo a cadeia de transmissão. O anonimato do resultado do teste é garantido. Veja aquia unidade mais próxima. 

 

 




Serviços Serviços