23/11/2015 08:10:00
As equipes de fiscalização e planejamento da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) acompanham, desde as 7h desta segunda-feira (23/11), o primeiro dia útil da terceira etapa da racionalização da frota de ônibus na Zona Sul, iniciada na última sexta-feira (20). Nesta etapa, entrou em operação a linha Troncal 2 (Praça General Osório-Rodoviária-via Lapa), como nova opção para os deslocamentos feitos pela 119 (Copacabana-Candelária-Circular), 190 (Rodoviária-Leme-Circular), 433 (Vila Isabel-Leblon) e 464 (Maracanã-Leblon).
As linhas 119 e 190 foram extintas na última sexta-feira, enquanto a 433 (Vila Isabel-Praia de Botafogo via Lapa) e a 464 (Maracanã-Praia de Botafogo-via Lapa) passaram a ser circulares e tiveram seus trajetos encurtados em Botafogo, na Avenida Nações Unidas, em frente ao Centro Empresarial Mourisco.
Por determinação da SMTR, o trabalho de comunicação direta aos usuários por meio de panfletos, placas e cartazes fica a cargo do Rio Ônibus. Agentes de informação estão distribuídos, desde a semana passada, em sete pontos-chave de movimentação, como Leme, Leblon e Terminal Padre Henrique Otte (Santo Cristo-Rodoviária), com o objetivo de atingir o maior número possível de passageiros. O Rio Ônibus faz a distribuição de 50 mil panfletos informativos.
Para o primeiro dia útil das novas mudanças, também foi determinado o reforço das equipes de informação que atuam nos principais pontos de integração, como Lapa e Praia de Botafogo. Cartazes estão sendo colocados nos ônibus das linhas modificadas e placas estão sendo afixadas nas paradas importantes desses trajetos.
A fiscalização monitora o trabalho de comunicação aos usuários e pode determinar ajustes na operação de acordo com a demanda dos passageiros.
A SMTR faz um apelo para que a população denuncie à Central de Atendimento da Prefeitura (1746) qualquer dificuldade sobre o acesso às informações do novo sistema. As denúncias são checadas rigorosamente e usadas para direcionar ações de fiscalização.
Passageiros contam com opções diretas e integradas
Mesmo com as mudanças da terceira etapa, moradores do Grajaú, Vila Isabel, Maracanã, Praça da Bandeira e Tijuca (cujas linhas 433 e 464 foram seccionadas no Mourisco), continuam tendo como opção direta (sem baldeação) para a Zona Sul a linha 432 (Gávea-Vila Isabel-via Túnel Santa Bárbara). O serviço também atende a quem sai da Uerj, que pode embarcar no Boulevard 28 de Setembro.
Alunos do Cefet, Escola Técnica Federal de Química e Universidade Veiga de Almeida, também contam com opções diretas para a Zona Sul, pelas linhas 457 (Abolição-General Osório) e 435 (Gávea-Grajaú) - ambas pelo Túnel Santa Bárbara.
Os passageiros que optarem pelas linhas 433 e 464 para chegar a bairros como Copacabana, Ipanema e Leblon, podem descer no Mourisco, em Botafogo, e integrar com as novas linhas troncais 2 (General Osório-Rodoviária-via Lapa) e 4 (São Conrado-Rodoviária-via Aterro).
Já os moradores da Lapa, contam como opções diretas a esses bairros as linhas 161 (Lapa-Leblon-via Jóquei) e 162 (Lapa-Leblon-via Copacabana), que tiveram a frota reforçada para atender a demanda. Os que permanecerem na 433 podem integrar no Mourisco com as troncais 2 e 4, onde há outras opções de baldeação: Troncal 1 (Praça General Osório-Central-via N.S. de Copacabana) e a Troncal 3 (Central-Leblon-via Aterro). Em operação nas duas primeiras etapas anteriores, a T1 e a T3 estão com tempo médio de espera nos pontos de um minuto.
- As principais mudanças feitas até agora oferecem opções diretas, sem baldeação. Porém, é importante destacar que a integração não representa viagens mais longas e gastos extras para os passageiros. O seccionamento de alguns trajetos, como, por exemplo, os das linhas 433 e 464, permite que os ônibus percorram distâncias menores, o que gera viagens mais rápidas, mais regulares e menos tempo de espera nos pontos - explica o subsecretário de Planejamento da SMTR, Alexandre Sansão.
Ainda de acordo com o subsecretário, as novas linhas troncais, indicadas para as integrações, também estão com intervalos curtos, com tempo médio de espera de quatro minutos, o que melhora o deslocamento dos passageiros e o trânsito nas áreas alcançadas, sobretudo no Centro.
A SMTR chama a atenção do usuário para o benefício do Bilhete Único Carioca, que evita gastos extras com as integrações. Com o BUC é possível pegar dois ônibus, no período de 2h30, pagando apenas uma tarifa (R$ 3,40).
Nesta segunda-feira, promotores do RioCard estarão reforçando as vendas do BUC nos pontos do Leme e da Praia de Botafogo.
Leme mantém ligação direta com o Centro
Outra mudança iniciada na última sexta-feira alterou o trajeto da linha 472 (Triagem-Leme-via Praça XV). Alem de manter a ligação direta entre o Leme o Centro, a 472 passa a ser mais uma opção para o bairro Peixoto, evitando sobreposição com as linhas troncais.
Para isso, a linha teve seu trajeto alterado: em vez de seguir pelo Túnel Novo e Avenida Princesa Isabel, os ônibus agora seguem pelo Túnel Velho e as ruas Siqueira Campos ou Figueiredo Magalhães, conforme o sentido.
Informações aos usuários
Em busca do melhor itinerário para seus deslocamentos, os usuários podem consultar o aplicativo e o site Vá de Ônibus, do Rio Ônibus. Basta informar a origem do deslocamento no campo “Onde Você Está” e o destino, no campo “Aonde Você Quer Ir”.
O aplicativo ordena as opções de acordo com critérios como menor distância percorrida pelas linhas; menor distância percorrida a pé; e menor número de transbordos (baldeações) a serem realizados durante o percurso.
Além de determinar ao Rio Ônibus que intensifique nos próximos dias o trabalho de comunicação direta aos usuários, a SMTR adotou uma série de medidas para disponibilizar as informações sobre as mudanças e assim garantir o maior alcance das informações aos usuários.
Os canais oficiais de comunicação da Prefeitura, como Diário Oficial e as mídias eletrônicas, entre sites e redes sociais, estão permanentemente atualizados a cada nova etapa. Reuniões com moradores também estão sendo feitas por agentes das subprefeituras, e contam com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Transportes.
Nova linha Troncal 2 – General Osório x Rodoviária (via Lapa)
Itinerário de ida:
Praça General Osório, Rua Visconde de Pirajá, Rua Gomes Carneiro, Rua Francisco Sá, Rua Raul Pompéia, Rua Francisco Otaviano, Av. Nossa Senhora de Copacabana, Av. Princesa Isabel, Túnel do Leme (galeria Engº Coelho Cintra), Av. Lauro Sodré, Av. Venceslau Braz, Av. Pasteur, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Praia de Botafogo (pista lateral), Praça Nicarágua, Av. Rui Barbosa, Praça Cuauhtemoque, Praia do Flamengo, Av. Beira Mar (pista esquerda), Rua Teixeira de Freitas, Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos (pista esquerda), Rua do Passeio, Av. Mem de Sá, Praça da Cruz Vermelha, Av. Mem de Sá, Rua Frei Caneca, alça de acesso à Av. 31 de Março, Av. 31 de Março, Praça Santo Cristo, Av. Professor Pereira Reis, Av. Cidade de Lima, Via D1, Rua General Luís Mendes de Moraes, Terminal Padre Henrique Otte (ponto terminal)
Itinerário de volta:
Terminal Padre Henrique Otte, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Av. Trinta e Um de Março, alça de descida para a Rua Salvador de Sá, Rua Heitor Carrilho, Rua Frei Caneca, Túnel Martim Sa, Rua Riachuelo, Rua Visconde de Maranguape, Rua Teixeira de Freitas, Av. Augusto Severo (pista direita), Praia do Flamengo, Praça Cuauhtemoque, Av. Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Rua Clotilde Guimarães, Rua da Passagem, Rua General Gois Monteiro, Av. Lauro Sodré. Túnel do Leme (galeria Engº Marques Porto), Av. Princesa Isabel, Rua Barata Ribeiro, Túnel Sá Freire Alvim, Rua Raul Pompéia, Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, Rua Teresa Aragão, Rua Prudente de Morais, Praça General Osório (ponto terminal em baia existente na Rua Teixeira de Melo).
Sobre a operação iniciada no último dia 20:
Novo serviço:
Troncal 2 (T2) General Osório x Rodoviária (via Lapa)
Linhas eliminadas:
119 (Copacabana-Candelária-Circular)
190 (Rodoviária-Leme-Circular)
* deslocamentos pela T2
Linhas encurtadas:
433 (Vila Isabel-Leblon) – no Mourisco
464 (Maracanã-Leblon) – no Mourisco
* deslocamentos pela T2
472 (Triagem-Leme-Via Praça XV)
* mantém a ligação direta do Leme ao Centro, além de ser mais uma opção para o bairro Peixoto, evitando sobreposição com as linhas troncais.
Outras informações podem ser obtidas no site da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), pelo Facebook ou pelo site Vá de Ônibus.
Postos de venda e recarga do RioCard:
A lista com os pontos de recarga do Bilhete Único Carioca (BUC) pode ser consultada no Portal da Transparência da Mobilidade.