Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Saúde realiza ações para marcar o Dia Nacional de Combate a Diabetes

17/11/2015 08:41:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, esta semana e na próxima, uma série de atividades para marcar o Dia Nacional de Combate à Diabetes, comemorado no último sábado (14/11). A data é importante para informar e orientar sobre a doença crônica que afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo, mas pode ter os efeitos minimizados com hábitos saudáveis e tratamento especializado.

 


A SMS oferece o Programa de Diabetes, que disponibiliza tratamento médico especializado nas unidades de Atenção Primaria, com fornecimento gratuito da medicação indicada. Para fazer o tratamento da diabetes, o usuário deve procurar a clínica da família ou centro municipal de saúde mais próximo da sua residência. Para saber a unidade de referência, basta acessar o link "Onde ser Atendido", disponibilizado no site da SMS, ou ligar para a central de atendimento da prefeitura, no número 1746. Atualmente, 129.852 pessoas recebem acompanhamento para diabetes nas unidades da rede de atenção da Secretaria Municipal de Saúde.

 


Programa Academia Carioca: porta de entrada para prevenção e tratamento especializado


No Rio, a diabetes deixou de ser um vilão na vida dos participantes do Programa Academia Carioca. O programa, que visa promover o bem estar físico mental e social, conta com cerca de 78 mil participantes em mais de 182 unidades de Atenção Primária, dos quais 32% são diabéticos. Por meio da atividade física, 90% dos usuários diabéticos conseguiram controlar a taxa de açúcar no sangue após começarem a rotina de atividades físicas.

 


Com a prática regular de exercícios, 96% dos usuários controlaram a pressão arterial e 92% perderam peso. Com o hábito saudável, 14,5% deixaram de tomar medicamentos, 84% diminuíram a dosagem e 80% diminuíram a freqüência dos remédios.

 


Sobre a diabetes:


A diabetes mellitus é causada pela falta ou má absorção pelo organismo da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, para ser aproveitada por todas as células.

 


A diabetes pode ser do tipo I, quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Esse tipo pode ocorrer nos períodos da infância e da adolescência. Já a diabetes do tipo II acontece quando as células são resistentes à ação da insulina, com maior incidência entre a população com mais de 40 de idade. A doença também acontece no período de gestação das mulheres, quando há um aumento de peso das mães.

 


Confira a programação das ações de orientação sobre a diabetes:


Terça-feira, 17/11


CAP 1.0 - Centro
- CMS Ernani Agrícola: caminhada e visita ao Parque das Ruínas (8h30, no Parque das Ruínas).


CAP 2.1 - Zona Sul
- CMS Vila Canoas: avaliação de pé de risco e reflexologia podal (13h30, na ONG Para Ti).

 

CAP 3.1 - Região da Leopoldina

- CMS José Breves dos Santos: roda de conversa sobre diabetes (8h, na unidade).
- CF Augusto Boal: passeio para Ilha Grande, com orientações sobre qualidade
de vida e controle da glicemia (09h).
- CF Assis Valente: roda de conversa sobre diabetes e atividade física (9h, na unidade).
- CMS Parque Royal: roda de conversa sobre diabetes e sala de espera (13h às 15h, na unidade).


CAP 3.2 - Grande Méier
- CF Anna Nery: grupo de práticas integrativas com reflexologia podal nos pacientes diabéticos, focando no autocuidado com os pés.

CAP 3.3 - Madureira
- CF Souza Marques: discussões e orientações sobre o diabetes através de jogos e atividades (8h às 11h, no auditório).

CAP 5.2 - Campo Grande
- CF Agenor de Miranda Araújo Neto "Cazuza": roda de conversa; orientações sobre o diabetes e aulão com o Programa Academia Carioca (8h, Progama Academia Carioca).

CAP 5.3 - Santa Cruz e Spetiba
- CMS Enfermeira Florípes G. Pereira/ CF Jamil Haddad: orientações sobre cuidados aos diabéticos e alimentação saudável, além de avaliação do pé diabético (8h às 11h, na unidade).


Quarta-feira, 18/11


CAP 3.1 - Região da Leopoldina
- CF Victor Valla: roda de conversa sobre diabetes (9h, na unidade).


CAP 3.2 - Grande Méier
- CF Bibi Vogel: circuito funcional, aula de ginástica e alongamento; roda de conversa com os alunos portadores do diabetes para orientações sobre os cuidados necessários (9h, na unidade).


CAP 5.3 - Santa Cruz e Sepetiba
- CMS Sávio Antunes: caminhada no território; roda de conversa sobre diabetes e atividades do Programa Academia Carioca (8h às 10h, no território).

- CMS Cesário de Mello: ação educativa sobre autocuidado, prevenção e tratamento do diabetes; avaliação do pé diabético (14h às 17h, na unidade).

- CF Lourenço de Mello: promoção de saúde voltada para a diabetes e avaliação do pé diabético e exame do fundo de olho (13 às 17h, na unidade).

 

Quinta-feira, 19/11


CAP 3.1 - Região da Leopoldina
- CF Zilda Arns: roda de conversa sobre diabetes; verificação da glicemia capilar; orientações sobre alimentação saudável (10h às 12h, na unidade).

CAP 5.1 - Bangu
- CF Padre John Cribbin: competição de dança de salão; orientações sobre a prevenção do diabetes (14h às 17h).

CAP 5.2 - Campo Grande
- CMS Vila do Céu: caminhada; alongamento; roda de conversa e orientações sobre o diabetes (a partir das 8h, na unidade).

CAP 5.3 - Santa Cruz e Sepetiba
- CMS Adelino Simões: orientação em grupo com pacientes diabéticos sobre insulina e medicação (9h às 10h, na unidade).
- CF Deolindo Couto: caminhada no território; roda de conversa; atividades do Programa Academia Carioca (8h às 10h, no território).
- CF Helande de Mello Gonçalves: roda de conversa sobre diabetes (8h às 11h, na unidade).
- CMS Cyro de Mello: ações em saúde com diversas atividades para os usuários (10h às 16h, na unidade).

 

Terça-feira, 24/11


CAP 2.1 - Zona Sul
- CMS Rodolpho Perissé: orientação sobre os cuidados aos diabéticos e avaliação do pé de risco (9h, na Associação de Moradores).


Quarta-feira, 25/11

 

CAP 5.1 - Bangu e adjacências
- CF Nildo Aguiar / CF Antônio Gonçalves / CMS Athayde José da Fonseca / CF Rosino Bacarini / CMS Henrique Monat / CF Maria José: atividades de ginástica, circuito e exercícios aeróbicos; conversa com nutricionista sobre a importância de exercício físico para controle de diabetes (9h às 12h, no Pólo Jardim Bangu).

 

Quinta-feira, 26/11


CAP 3.1 - Região da Leopoldina
- CMS Vila do João/ CMS Gustavo Capanema: café da manhã reflexivo e roda de conversa (9h, na unidade).
- CMS Hélio Smith/CMS Parque União: roda de conversa e atividades lúdicas (8h, na unidade).
- CF Assis Valente: alongamento, bate-papo e dinâmica sobre o diabetes (14h às 17h, CETEM, no Fundão).

 

CAP 5.1 - Bangu e adjacências
- CF Kelly Cristia/CMS Silvio Barboza/CMS Waldyr Franco, CF Olímpia Esteves: tendas do NASF sobre o tema; atividade na quadra com apresentação de roda de capoeira (9h às 12h, no CIEP Jabour).

 

Sexta-feira, 27/11


CAP 1.0 - Centro
- CMS Salles Netto: rodas de conversas sobre cuidados preventivos para o diabetes (7h, na unidade).
- CMS Fernando Antonio Braga Lopes: roda de conversa sobre diabetes; aulão azul com ginástica, alongamento e circuito nos aparelhos; café da manhã (7h às 10h, na unidade).

 

CAP 3.1 - Região da Leopoldina
- CMS João Cândido: roda de conversa sobre diabetes e verificação da glicemia (8h, na Associação de Moradores).

 

CAP 5.1 - Bangu e adjacências
- CF Padre John / CF Olímpia Esteves / CMS Masão Goto: palestras sobre tratamento e prevenção da diabetes (8h às 12h, no Parque Municipal da Cachoeira do Barata).




Serviços Serviços