Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito lança obras do Programa Fábrica de Escolas em Santíssimo

08/11/2015 21:50:00  » Autor: Juliana Romar


O prefeito Eduardo Paes participou, neste domingo (08/11), do lançamento de obras de mais uma unidade do Programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, em Santíssimo, Zona Oeste. A obra será de uma escola na qual vai funcionar um ginásio, que terá capacidade para 420 alunos. A previsão de entrega é julho de 2016.

 

- Essa obra aqui faz parte de um programa. E essa unidade que a prefeitura inicia a construção hoje é uma árvore em uma floresta. O que a gente quer é ensino integral para todas as crianças, que elas possam estar ali estudando, aprendendo, brincando e se divertindo ao invés de estar na rua sem ter o que fazer. É uma transformação fundamental para o futuro das crianças da nossa cidade - disse o prefeito.

 

Localizado na Rua Oto Maria Carpeaux, o prédio terá 12 salas, biblioteca, refeitório, sala de informática, auditório, laboratório e quadra coberta, em uma área de mais de 2.283 metros quadrados. O bairro vai ganhar ainda outras três unidades educacionais: uma escola primária na Rua Santa Rosa, na comunidade Terra Firme; e duas creches, sendo uma na Rua Doutor Juvenal Murtinho e a outra no terreno da Escola Municipal Samuel Wainer, na Rua Jornalista Samuel Wainer.


Com o programa Fábrica de Escolas, 103 mil novas vagas serão criadas em toda cidade e a prefeitura vai alcançar a marca de 331 novas unidades escolares entregues à população entre 2009 e 2016, além de oferecer ensino em turno único, com sete horas diárias de aula, a 35% dos alunos da rede municipal. Na Zona Oeste, a Prefeitura do Rio fará um total de 40 unidades do programa. Todas as obras serão fiscalizadas pela RioUrbe, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras.


Essas construções também atenderão a reorganização das unidades em Espaço de Desenvolvimento Infantil (creche e pré-escola), Primário (1º ao 6º ano) e Ginásio (7º ao 9º ano), o que trará benefícios para alunos, professores e diretores, possibilitando maior foco do trabalho pedagógico e uma infraestrutura do prédio adequada a cada etapa de desenvolvimento, além de maior eficiência na utilização de recursos humanos, financeiros e no monitoramento das unidades escolares. A previsão é que as primeiras unidades do Fábrica de Escolas do Amanhã Leonel Brizola sejam entregues no primeiro semestre de 2016.

 

As fábricas estão instaladas em pontos estratégicos da Zona Norte e Oeste da cidade, nos bairros da Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu e Sepetiba. A localização facilita a logística de transporte e estocagem de material para as construções das escolas. Entre os bairros que serão beneficiados pelas fábricas estão Madureira, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna, Realengo e Santíssimo, Santa Cruz, Jacarepaguá, Maré e Nova Sepetiba.

 

O programa homenageia o ex-governador Leonel de Moura Brizola, que de 1983 a 1987 e entre 1991 e 1994 construiu 515 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em todo o estado, 101 dos quais estão atualmente sob a administração do município.


O Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola também vai contemplar as áreas pacificadas da cidade com 35 novas unidades escolares até 2016. Só a Maré receberá R$ 233,65 milhões em investimentos para a construção de um Campus Educacional com oito unidades escolares (5 Primários, 1 Ginásio e 2 EDI, totalizando R$ 125 milhões e beneficiando 5.240 alunos) e outras 11 unidades escolares espalhadas pela região (6 Escolas e 5 EDIs). Ao todo, cerca de 11 mil crianças serão atendidas. Batan, Jacarezinho e Manguinhos também serão áreas beneficiadas com a ampliação da rede de Educação.
 




Serviços Serviços